Pular para o conteúdo
Brasil

Gilmar Mendes convoca audiência pública para discutir legalidade da ‘pejotização’

Especialistas e entidades poderão se inscrever até 10 de agosto, para participar de audiência
Agência Estado -
Gilmar Mendes, ministro do STF
Gilmar Mendes, ministro do STF.

O ministro , do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou para discutir a legalidade da contratação de trabalhador autônomo ou pessoa jurídica (PJ) para prestação de serviços — a chamada “pejotização”. Segundo Gilmar, a “coleta de dados e argumentos tecnicamente qualificados e especializados permitirá que esta Corte se debruce com maior segurança sobre os fatos”.

De acordo com o despacho publicado nesta quinta, 3, a “data provável” para realização da audiência é 10 de setembro. Especialistas e entidades poderão se inscrever até 10 de agosto. O ministro ainda divulgará uma lista de convidados “com notória expertise sobre o tema”.

No despacho, Gilmar destaca que a contratação de prestadores de serviço se tornou uma prática recorrente entre empresas de todos os portes e segmentos. “Nesse contexto, a definição de critérios claros e objetivos para a caracterização de eventual fraude torna-se imprescindível para assegurar a transparência, a proteção das partes envolvidas e, sobretudo, a segurança jurídica nas contratações”, afirmou.

Os processos sobre o tema na Justiça estão suspensos desde abril e vale até o julgamento definitivo do tema, que será analisado com repercussão geral — ou seja, o resultado deverá ser seguido por todos os tribunais que julgarem a mesma questão.

Entre os temas que serão definidos no julgamento, ainda sem data prevista, está a competência da Justiça do Trabalho para analisar a existência de fraude no contrato de prestação de serviços, a licitude da contratação de trabalhador autônomo ou de pessoa jurídica para a prestação de serviços, e a quem cabe comprovar se há ou não fraude na contratação (o autor da reclamação trabalhista ou a empresa contratante”.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Área afetada pelo rompimento da barragem em Mariana - MG (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Mariana: pescadores e agricultores começam a receber reparação

Starmer e Macron anunciam plano de cooperação bilateral para lidar com fluxos de migração

Ajude a Lawany: adolescente retirou tumor cerebral, mas depende de exame caro para iniciar tratamento

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

Notícias mais lidas agora

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

Só prisão é capaz de ‘parar’ Claudinho Serra, dizem desembargadores ao negar HC

‘Coach’ acusou pai de assediar namoradas antes de matar idoso a facadas em Campo Grande 

Japão cobra agilidade da China em licenças para exportação de terras raras e ímãs

Últimas Notícias

Brasil

‘Lua do veado’ aparece nesta quinta; entenda o nome e saiba qual melhor horário para observar

Lua pode ficar mais visível após o pôr do sol

Polícia

Blindspot: policial repassava informações a líder de quadrilha sobre detento com dívida de R$ 300 mil

Policial penal alvo da Operação Blindspot ainda enviava fotos de agentes do Gaeco para o líder da organização criminosa

Polícia

Produtor rural é assassinado a tiros após discussão em fazenda no interior de MS

O suspeito pelo crime está foragido

Transparência

Articular nomeação de aliados e ameaçar delator: Justiça mantém ‘Frescura’ preso por corrupção

Preso pela 3ª, controlador de empresas de fachada continuou atuando no esquema de Claudinho Serra