Pular para o conteúdo
Brasil

Força-tarefa do Corcovado promete aumentar segurança para visitantes

A força-tarefa inclui as diferentes instituições responsáveis pela visitação e estrutura do Alto Corcovado
Agência Brasil -

A Comissão Permanente do Cristo Redentor, formada após a morte de um turista no monumento, se reuniu nesta segunda-feira (31) pela segunda vez, para discutir melhorias nas condições de visitação do mirante no .

A força-tarefa inclui as diferentes instituições responsáveis pela visitação e estrutura do Alto Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo parque nacional; Arquidiocese do , que administra o santuário que fica no monumento; Trem do Corcovado, concessionária que transporta turistas morro acima; e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Montamos a força-tarefa para dar celeridade a esses itens que são importantes para o bem-estar do consumidor”, disse o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.

“Antes, era feito de outra maneira, cada um fazia as coisas do seu próprio entendimento. Agora, não. A gente unificou a comunicação, uma gestão única para levar ao consumidor a certeza de que todos os cuidados estão sendo cumpridos em relação à vida dele”.

A força-tarefa foi montada há 15 dias, depois da morte de um turista por infarto nas escadarias do monumento. A família do gaúcho Jorge Alex Duarte, de 54 anos, denuncia que o posto de atendimento médico estava fechado quando o turista passou mal.

“Evoluímos. Tivemos mudança no horário de funcionamento do parque, de 7h da manhã até 19h, com posto médico de primeiros socorros em pleno funcionamento no mesmo horário. Nós temos agora também uma ambulância fixa no local e pontos de hidratação para o turista”, disse o secretário.

“Também já foi protocolado no Iphan um grande projeto de modernização que será feito pelo ICMBio, com orçamento de R$ 75 milhões. E temos a adequação de alguns eventos por parte da Arquidiocese, para que também tenha a preocupação com o horário de funcionamento”, complementou.

O projeto do ICMBio prevê que até novembro três elevadores novos estejam funcionando, para melhorar a ao monumento. Escadas rolantes também fazem parte do planejamento.

Duas semanas depois da morte do turista, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor diz que as investigações sobre o ocorrido ainda estão em andamento. E que, por essa razão, ainda não enviou formalmente para o ICMBio um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

“O TAC reúne um conjunto de ações e documentos que estão sendo preparados. Temos questões do Ministério Público Federal e Estadual. E, paralelamente a isso, um inquérito pela delegacia do consumidor, que vem ouvindo algumas pessoas para que se chegue a uma conclusão. Esse TAC vai ser elaborado a partir do momento que forem entregues todas as documentações”, disse Gutemberg Fonseca.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF

Trânsito

Pedestre é socorrido em estado gravíssimo após ser atropelado na avenida Duque de Caxias

O acidente ocorreu no final da tarde desta sexta-feira