A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre “educar” o povo em relação aos preços dos alimentos, deixando de comprar os que estão caros, foi alvo de muitas críticas nas redes sociais e até virou meme.
Durante entrevista concedida às rádios Metrópoles e Sociedade da Bahia, na última quinta-feira (6), Lula afirmou que “controlar o bolso” é uma das coisas mais importantes no combate à alta dos preços dos produtos.
“Se você vai no supermercado e você desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tiver a consciência e não comprar aquilo que acha que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender, porque, senão, vai estragar”, declarou.
Nas redes, políticos da oposição ironizaram e criticaram a fala do petista.
O senador Ciro Nogueira, presidente do PP, disse que basta que os brasileiros parem de fazer atividades essenciais, como comer, beber e se deslocar, para os preços caírem.
Se o arroz está caro, é só não comer. Se o gás está caro, é só não cozinhar. Se a gasolina está cara, é só ficar em casa.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) February 6, 2025
Nada de cortar gastos nos ministérios, colocar gente competente nas estatais ou gerir melhor a economia. Para o governo, basta que os brasileiros parem de… pic.twitter.com/Fd6cXYF66q
Do mesmo modo, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) afirmou que o povo fica cada vez mais pobre, enquanto o governo enriquece.
No governo Lula, se a comida tá cara, “não compra”. Se o aluguel tá caro, “mora na rua”. Se o remédio tá caro, “morre”. E assim segue o governo do cinismo, deixando o povo cada vez mais pobre enquanto sua família vive no luxo bancado pelo Brasil.
— Sóstenes Cavalcante (@DepSostenes) February 6, 2025
O petista também virou meme, com diversas publicações irônicas a respeito do posicionamento do presidente. Confira:



✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!