Pular para o conteúdo
Brasil

Ex-ministro da defesa diz que saiu ‘preocupadíssimo’ de reunião com Bolsonaro sobre GLO

Paulo Sérgio afirmou que alertou Bolsonaro sobre a gravidade da 'reunião'
Agência Estado -
Ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira - Foto: Fellipe Sampaio/STF


O ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, confirmou nesta terça-feira, 10, que se reuniu com o Jair Bolsonaro (PL) e os comandantes das no dia 7 de dezembro de 2022, no Palácio da Alvorada, para debater uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Segundo Paulo Sérgio, foi uma reunião rápida e “informativa”. O ex-ministro alega que, ao final do encontro, alertou Bolsonaro sobre a “seriedade e gravidade” de medidas como estado de defesa e estado de sítio.

“A gente conversando ali, em uma tempestade de ideias, sobre as consequências de uma ação futura que eu imaginava que poderia acontecer se a evolução das coisas fosse em frente”, contou. “Nós saímos dali preocupadíssimos.”

Estavam presentes, além do ex-presidente, os comandantes da Marinha, Almir Garnier, e do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, segundo Paulo Sérgio. O chefe da Aeronáutica, Carlos Almeida Baptista Júnior, estava viajando.

“O presidente mostrou um arquivo cheio de ‘considerandos’, que eram ações, eventos, coisas que aconteceram no governo do presidente, que ele se sentiu de uma forma prejudicado ou injustiçado”, narrou o ex-ministro.

Pedido de desculpas

Paulo Sérgio também se desculpou com o ministro , do Supremo Tribunal Federal (STF), por ter atacado a Justiça Eleitoral na reunião ministerial de 5 de julho de 2022.

“Inicialmente eu queria me desculpar publicamente por ter feito essas colocações naquele dia”, iniciou o general. Segundo ele, foram “palavras mal colocadas” e “inadequadas”.

“Quando vi esse vídeo posteriormente eu não acreditei”, acrescentou o ex-ministro, que está sendo interrogado na ação penal da trama golpista. “Página virada.”

Na reunião ministerial, em 2022, o general classificou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como “inimigo” e assumiu que instrumentalizou as Forças Armadas para questionar a condução do processo eleitoral e contraditar as ações adotadas pela Comissão de Transparência Eleitoral da Corte.

O ex-ministro alegou que a comissão eleitoral do Ministério da Defesa não apresentou o relatório sobre as eleições após o primeiro turno, como estava previsto inicialmente, porque a equipe técnica pediu para concluir o documento ao final do pleito.

O general negou ter alterado o relatório ou ter sido pressionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para incluir no documento a possibilidade de fraude nas urnas.

Paulo Sérgio disse também que se arrepende da nota que divulgou no dia 10 de novembro de 2022, em resposta ao TSE, quando afirmou que o trabalho de fiscalização das eleições feito pelo Ministério da Defesa “embora não tenha apontado, também não excluiu a possibilidade de existência de fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas”.

“Se fosse hoje, eu não teria feito essa nota ou teria feito um esclarecimento mais ameno”, afirmou. O ex-ministro negou que a intenção da nota tenha sido “contrariar” ou “confrontar” o Tribunal Superior Eleitoral.

Reunião com hacker

O general admitiu que esteve com o hacker Walter Delgatti, o Vermelho, a pedido do ex-presidente. Segundo o ex-ministro, inicialmente ele não sabia quem era o hacker, apresentado por Bolsonaro como um “técnico em TI”.

Quando tomou conhecimento da identidade de Delgatti, o ex-ministro afirma que desistiu do encontro. “É um criminoso”, declarou Paulo Sérgio. “Ele não saiu da sala de visitas. Não passou 15 minutos no MD (Ministério da Defesa).”

O hacker foi levado a Bolsonaro pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Mais cedo, ao ser interrogado, o ex-presidente afirmou que “não sentiu confiança” nele e o encaminhou para a comissão eleitoral do Ministério de Defesa.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso desaparece em Dourados após sair para comprar refrigerante

1872 – José Antônio Pereira descobre Campo Grande

Assessoria

Inscrições para Encceja Exterior 2025 vão até dia 27

Acusado por emboscada com ônibus incendiado e morte de torcedor do Cruzeiro é preso em MS

Notícias mais lidas agora

Secretários chegam em Campo Grande uma semana após escalada de confronto em Israel

Juiz dá ‘puxão de orelha’ e manda MPMS apresentar provas da corrupção em Água Clara em dez dias

VÍDEO: luzes no céu intrigam moradores de Campo Grande

israel

Embaixada começa a identificar brasileiros que querem deixar Israel

Últimas Notícias

Cotidiano

Mercadão Municipal recebe plantão de vacinação contra a gripe neste sábado

Para se imunizar, é necessário estar munido com documento de identificação com foto

Mundo

Brasileira cai em trilha e aguarda horas por resgate na Indonésia

Juliana Marins aguarda resgate há mais de dez horas

Polícia

Homem é esfaqueado durante confusão em bar na Avenida das Bandeiras

O autor da tentativa de homicídio não foi localizado

Cotidiano

Sábado será marcado por tempo firme em todo o Mato Grosso do Sul

Campo Grande novamente amanheceu sob neblina