Pular para o conteúdo
Brasil

Defesa de ex-assessor de Bolsonaro leva ao STF conversas em rede social atribuídas a Mauro Cid

Advogado pede anulação de acordo de delação premiada
Agência Estado -
Reprodução/ Redes sociais

O Eduardo Kuntz, responsável pela defesa do ex-assessor presidencial Marcelo Câmara, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que manteve conversas com Mauro Cid sobre a delação premiada do ex-ajudante de ordens por meio de uma conta no Instagram. A informação consta na defesa apresentada nesta segunda-feira, 16, na qual os advogados também pedem a anulação do acordo de colaboração.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A versão contraria o que Cid afirmou durante seu interrogatório na última semana no Supremo, quando disse não ter tratado da delação com outros investigados ou com a imprensa. A negativa foi dada após questionamento feito pelo advogado do Jair Bolsonaro. Tanto Cid quanto Bolsonaro integram o chamado núcleo central da suposta tentativa de de Estado e prestaram depoimento na Primeira Turma do STF. Já Câmara faz parte do núcleo 2 da ação penal que investiga o caso.

Segundo a defesa de Câmara, os diálogos ocorreram entre janeiro e março de 2024, por meio da conta identificada como “GabrielaR702”, apontada como sendo administrada por Cid e cujas mensagens vieram a público em reportagem da revista Veja.

Nas conversas, o ex-ajudante de ordens teria falado diretamente com o advogado sobre a delação, feito críticas à investigação e ao relator, ministro Alexandre de Moraes, e compartilhado links de reportagens com detalhes da apuração e do próprio acordo de colaboração.

O advogado afirma que foi procurado por Cid em janeiro. Para confirmar a identidade do militar, os dois realizaram uma ligação telefônica, e o próprio Cid enviou uma foto. Kuntz declarou que já conhecia o tenente-coronel e que, inicialmente, acreditou que o contato pudesse ter como objetivo uma eventual contratação para assumir a defesa de Cid.

A defesa sustenta que as conversas demonstram falta de voluntariedade por parte de Cid ao firmar o acordo de colaboração, o que, segundo os advogados, compromete a validade jurídica da delação. Por isso, pediram ao STF que declare a nulidade do acordo.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Além de questionar a delação, a defesa de Câmara também pediu o afastamento de Moraes da condução do caso, alegando que o ministro é parte interessada no processo. A denúncia da Procuradoria-Geral da República inclui Câmara entre os acusados de integrar um suposto esquema de monitoramento ilegal contra Moraes. Os advogados afirmam que essa condição compromete a imparcialidade do relator.

Nesta segunda-feira, 16, a defesa de Bolsonaro também pediu a anulação da delação de Mauro Cid, alegando que o ex-ajudante de ordens mentiu em depoimento ao STF e violou o sigilo da colaboração, citando como prova uma série de mensagens reveladas pela reportagem.

Os advogados solicitaram ainda que o Supremo oficie a Meta, responsável pelo Instagram, para que forneça dados detalhados da conta “GabrielaR702”. Entre as informações requeridas estão registros de IP, localização geográfica, histórico de dispositivos e o conteúdo integral das mensagens trocadas na conta. Anteriormente, Moraes já havia determinado à empresa o envio dessas informações no âmbito da investigação.

O tema veio à tona após o advogado Celso Vilardi, defensor de Bolsonaro, questionar Cid durante o interrogatório no STF se ele havia usado esse perfil para se comunicar com terceiros – o que foi negado pelo ex-ajudante de ordens tanto naquele momento quanto depois da divulgação da reportagem com o conteúdo das mensagens.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Estrada de acesso ao assentamento Bebedouro, em Nova Alvorada do Sul (PMNAS, Divulgação)

Incra cede área em assentamento de Nova Alvorada do Sul para prefeitura

Precisa de atendimento? Confira a escala médica nas Upas e nos CRSs de Campo Grande

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

Após um ano, Justiça marca audiência de acusado por homicídio em quitinete

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Está sem ideia do que fazer neste domingo? Confira a programação

Cotidiano

Perigo oculto: infecções em dedos e unhas geram alerta a médicos e profissionais de estética

Contaminações pelas unhas podem resultar até mesmo em amputações

Cotidiano

Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Os próximos voos que partem de Campo Grande operam das 8h às 20h55. Já os voos de chegada operam das 08h15 às 23h

Cotidiano

‘Um dia no Parque’ acontece neste domingo e evento é oportunidade para contato com a natureza

As atividades se concentram em quatro parques estaduais: Matas do Segredo e Prosa, em Campo Grande; Nascentes do Rio Taquari, em Costa Rica; e Várzeas do Rio Ivinhema, em Jateí