Na quinta-feira (17), o presidente Donald Trump enviou uma carta ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi alvo de busca e apreensão, além de medidas cautelares, pela PF (Polícia Federal), na manhã desta sexta-feira (18).
No texto, assinado por Trump em documento da Casa Branca, o presidente estadunidense diz que Bolsonaro sofre tratamento injusto do Judiciário brasileiro. O ex-presidente enfrenta processo no STF (Supremo Tribunal Federal) pelos atos de 8 de janeiro.
Leia a carta na íntegra:
A CASA BRANCA WASHINGTON
Ao Honorável Jair Messias Bolsonaro
38º Presidente da República Federativa do Brasil
Prezado Sr. Bolsonaro: Tenho visto o tratamento terrível que você está recebendo pelas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Esse julgamento deve acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país. Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — provenientes do governo atual. Tenho manifestado fortemente minha desaprovação tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e acabe com esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto.
Sinceramente,
Donald J. Trump
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
Quinta-feira, 17 de julho de 2025

Tornozeleira eletrônica e sem redes sociais
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai ter de usar tornozeleira eletrônica e ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), após ser alvo da Polícia Federal nesta sexta-feira (18).
Além disso, Bolsonaro fica proibido de ter acesso a outros investigados nos atos do 8 de janeiro e diplomatas ou embaixadores estrangeiros. As informações são de que o ex-presidente teria pedido asilo a Donald Trump.
Ele também terá de permanecer em casa entre 19h e 7h, conforme publicou o blog da Camila Bonfim. Os mandados cumpridos nesta manhã pela Polícia Federal foram autorizados pelo STF.
Desde a semana passada, Bolsonaro voltou a ser assunto após o tarifaço do governo de Donald Trump, na tentativa de pressionar o Judiciário brasileiro no processo dos atos de 8 de janeiro.
‘Coação, obstrução e atentado à soberania nacional’: Moraes justifica medidas contra Bolsonaro
A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu que Bolsonaro fosse condenado a 43 anos de prisão, por ser a cabeça por trás da trama golpista.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***