Pular para o conteúdo
Brasil

Após usuários ‘sumirem’ da Cracolândia, governo estadual prevê nova ação no centro de SP

Governo prepara ação de fiscalização "ainda mais forte" em bares da região que servem como pontos de distribuição de drogas
Agência Estado -
Reprodução/ Redes sociais

Dias após a saída de usuários de drogas de uma das ruas que eles frequentavam no centro da capital paulista, o governo de prepara uma ação de fiscalização “ainda mais forte” em bares da região que servem como pontos de distribuição de drogas. Foi o que prometeu o governador em exercício, Felicio Ramuth (PSD), ao comentar a situação da Rua dos Protestantes, que abrigava o fluxo da Cracolândia, como é chamada a aglomeração de usuários de drogas em cenas abertas de uso, durante evento em Campinas, no interior, nesta quarta-feira, 14.

“Nas próximas semanas você vai ver uma atuação ainda mais forte em locais que servem de distribuição de drogas, como bares que são irregulares na região central”, afirmou Ramuth. “Os estabelecimentos comerciais que insistirem em permanecer com atividades irregulares nos próximos dias terão uma atuação, já que agora a Prefeitura municipal tem um decreto que nos permite fazer de forma célere o fechamento desse tipo de estabelecimento, que tem sido usado também pelo “, continuou o governador em exercício – Tarcísio de Freitas (Republicanos) está no exterior.

Ramuth comparou a operação de fechamento dos bares com outra, já realizada, de fiscalização de ferros-velhos: “Nós fechamos mais de 15 ferros-velhos na região central, numa operação conjunta com o Ministério Público, onde nós tivemos uma forte atuação em pensões, em hotéis e também nos ferros-velhos.”

O governador em exercício também discorreu sobre a ausência de usuários de drogas nas ruas do centro, constatada nos últimos dias. “Não houve dispersão na madrugada de hoje (quarta-feira). O que há é sempre a abordagem, seja pelas forças de segurança ou pela saúde e pelo social. O uso de drogas no meio da rua, fazendo uso dos cachimbos para fumar crack, já foi uma realidade que era levada como normal dentro de uma cidade como São Paulo”, afirmou. “A nossa gestão, desde o início, não considera esse tipo de atividade uma atividade normal. Você está passando para fazer suas compras, para fazer na região central e se depara com grupos ou aquela concentração que era da Cracolândia fazendo uso de crack a céu aberto”, concluiu.

Segundo Ramuth, nas últimas semanas houve “uma procura muito grande dos nossos equipamentos de saúde e da área social na região (central)”. “A gente viu a ampliação da busca espontânea por cuidados e tratamentos”, afirmou.

Ele afirmou ainda que a redução de usuários de drogas na Rua dos Protestantes resulta de um trabalho que começou há mais de dois anos, com programas de atendimento a quem usa drogas e de combate aos traficantes.

O governador em exercício citou ainda a Favela do Moinho, palco de uma intervenção da Polícia Militar nos últimos dias e que, segundo ele, era um ponto de distribuição de drogas. “As ações da favela do Moinho têm uma interconexão com os resultados que a gente vem colhendo na cena aberta de uso (como ele se refere à Cracolândia)”, afirmou.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
acidente sidrolândia casal

Colisão entre moto e caminhão na BR-060 termina com morte de casal

PF apreende mais de 2 toneladas de droga escondidas em depósito em MS

Procissão de Santo Antônio reúne fiéis para celebrar fé que atravessa gerações há 146 anos 

Fusão entre PSDB e Podemos é suspensa após discordância sobre comando da nova sigla

Notícias mais lidas agora

Guerra entre Israel e Irã impede volta de secretários do Governo de MS ao Brasil

ex-coordenador apae

Acusado de desvios na Apae confessa que pagou R$ 12,3 mil para ‘sumir’ com quase meio milhão

Fusão entre PSDB e Podemos é suspensa após discordância sobre comando da nova sigla

Blogueirinha estreia programa de namoro para a comunidade LGBTQIAPN+

Últimas Notícias

Política

Nelsinho pediu avião da FAB para trazer comitiva de MS presa em Israel

Israel suspendeu os voos do país com medo da retaliação de Irã a um ataque de mísseis israelenses

Esportes

Fleck começa na frente no duelo de gaúchos e catarinenses na Fórmula Truck em Campo Grande

Atual campeão foi o mais rápido no primeiro dia da programação em Campo Grande

Polícia

Polícia fecha clínica clandestina que internada pacientes à força em Nova Alvorada do Sul

Nove pacientes foram resgatados e afirmaram que estavam lá contra a própria vontade

Le Blog Maria Antonia

Reencontro cinematográfico: Johnny Depp e Penélope Cruz anunciam novo projeto

Johnny Depp e Penélope Cruz encantaram os fãs ao se reencontrarem no Museu Reina Sofía, em Madri. O momento especial foi registrado com uma selfie que rapidamente ganhou as redes. A dupla, que conquistou o público como Jack Sparrow e Angelica Teach em ‘Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas’, se prepara agora para um … Continued