Pular para o conteúdo
Brasil

Anvisa proíbe lâmpadas usadas em câmaras de bronzeamento

Câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos são proibidas desde 2009
Agência Estado -
Maquina usada para bronzeamento artificial - Reprodução/ X

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária () proibiu na quarta-feira, 2, o armazenamento, a comercialização, a distribuição, a fabricação, a importação, a propaganda e o uso de lâmpadas fluorescentes de alta potência utilizadas em equipamentos de bronzeamento artificial.

A decisão tem o objetivo de conter a fabricação e a manutenção de câmaras de bronzeamento artificial para fins estéticos. Essas máquinas são proibidas no Brasil desde 2009, mas continuam sendo usadas em muitos lugares. Segundo a agência, algumas ações pontuais de Assembleias Legislativas Estaduais e Municipais estão aprovando, de forma irregular, o uso do equipamento.

Em novembro de 2024, a Câmara Municipal do aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 180/2024, que permite o uso de máquinas de bronzeamento artificial para fins estéticos em estabelecimentos da cidade.

Na época, em reportagem do Estadão, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) repudiou a decisão e enfatizou que o bronzeamento artificial aumenta o risco de câncer de pele, incluindo tipos como o carcinoma basocelular, espinocelular e melanoma, que podem se espalhar para outros órgãos.

Segundo a entidade, a exposição às máquinas de bronzeamento apenas uma vez na vida eleva em cerca de 20% o risco de melanoma – o tipo mais agressivo de tumor de pele. Essa taxa salta para 59% se o uso ocorrer antes dos 35 anos.

A SBD reforça que não é possível determinar um nível seguro de exposição aos equipamentos de bronzeamento e que eles devem permanecer proibidos no País, que já registra atualmente cerca de 220,5 mil novos casos de câncer de pele por ano.

As câmaras foram proibidas após uma publicação da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC), em 2009, que concluiu que o uso do equipamento é cancerígeno para humanos. A decisão teve apoio integral da SBD e do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Segundo a Anvisa, o uso de câmaras de bronzeamento artificial pode causar diversos danos à saúde. Alguns deles são:

  • Câncer de pele
  • Envelhecimento da pele
  • Queimaduras
  • Ferimentos cutâneos
  • Cicatrizes
  • Rugas
  • Perda de elasticidade cutânea
  • Lesões oculares como fotoqueratite
  • Inflamação da córnea e da íris
  • Fotoconjuntivite
  • Catarata precoce
  • Pterigium (excrescência opaca, branca ou leitosa, fixada na córnea)
  • Carcinoma epidérmico da conjuntiva

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gripe aviária: África do Sul e Cingapura retomam importação de frango brasileiro

pipa

Pipa nas férias: projeto alerta para riscos do esporte que já causou 71 danos na rede elétrica de MS

Rússia faz o maior ataque à Ucrânia após promessa de armas de Trump

Mutirão do HU-UFGD teve mais de 100 atendimentos durante final de semana

Notícias mais lidas agora

Fiscalização vai fazer ‘batida’ na JBS para verificar acordo após flagra em Campo Grande

mpms segurança mp

“Para aventureiros”: MPMS homologa licitação de quase meio milhão questionada por concorrentes

Proposta de Adriane para corte de gastos é aprovada na Câmara de Campo Grande

Policial penal é alvo de operação do Gaeco após descoberta de drogas em cilindros em Campo Grande

Últimas Notícias

Famosos

Campeã do BBB 13, Fernanda Keulla é diagnosticada com doença rara: ‘Não tem cura’

Ex-BBB Fernanda Keulla pegou os fãs de surpresa ao revelar que recebeu o diagnóstico de uma doença autoimune rara; saiba detalhes

Polícia

Altamente estruturada: Organização alvo do Gaeco que tinha policial penal fazia a distribuição de cocaína no país

Foram cumpridos mandados em Campo Grande, Dourados, Corumbá e Ladário

Transparência

Fiscalização vai fazer ‘batida’ na JBS para verificar acordo após flagra em Campo Grande

MPMS 'pegou leve' e estipulou multa de apenas R$ 9,8 mil, caso empresa bilionária não cumpra termos do TAC

Cotidiano

Campo Grande terá chuveiros e pontos de higiene para pessoas em situação de rua

O ‘Banho Solidário’ visa garantir condições mínimas de higiene a pessoas em situação vulnerabilidade social