Primeiro dia de Sisu já tem mais de 1,5 milhão de inscrições

Inscrições seguem abertas até quinta-feira, dia 25 de janeiro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Site do Sistema de Seleção Unificada. (Arquivo, Midiamax)

Iniciado a 0h (de Brasília) dessa segunda-feira (22), mais de 820 mil pessoas já estavam inscritas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2024, processo seletivo do MEC (Ministério da Educação) e principal meio de ingresso para o Ensino Superior Público. No total, o sistema registrou mais de 1,5 milhão de inscrições na primeira noite, já que é possível escolher até dois cursos.

O número é o equivalente a 37% dos 2.208.932 candidatos aptos a concorrerem a uma das 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação de 127 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. O prazo para inscrições no Sisu 2024 segue até quinta-feira, dia 25 de janeiro.

Vagas em Mato Grosso do Sul

Para Mato Grosso do Sul, o programa oferta um total de 4.430 mil vagas, número que corresponde a 1,7% do total do país. Os interessados em tentar uma vaga devem se inscrever no prazo indicado por meio do Portal Único de Acesso.

Os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, usados na seleção, foram divulgados na última terça-feira (16).

As vagas oferecidas no Sisu são para cursos com início das aulas previsto para o primeiro e o segundo semestre de 2024, conforme os Termos de Adesão assinados pelas instituições. Ao todo, participam 127 universidades.

Como se inscrever

Para participar do processo seletivo, o candidato deve acessar a página do Sisu e clicar no ícone de “fazer inscrição”. Na próxima página, clicar em “Entrar com Gov.br” e após realizado o login no Sisu, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas no Enem 2023.

Na inscrição, o candidato deve preencher um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas e por fim, escolher até duas opções de cursos dentre as ofertas disponíveis.

Conteúdos relacionados

mudança climática