Pular para o conteúdo
Brasil

Mulher que pichou ‘Perdeu, mané’ em estátua do STF é denunciada pela PGR

Débora Rodrigues dos Santos participou dos ataques antidemocráticos de 8 de Janeiro, em Brasília-DF.
Agência Estado -
A Justiça é uma escultura localizada em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no Distrito Federal (Foto: Reprodução, X)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) ofereceu denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra Débora Rodrigues dos Santos por participar dos ataques antidemocráticos de 8 de Janeiro, em . A mulher foi flagrada por fotógrafos escrevendo a frase “Perdeu, mané” na estátua da Justiça, localizada em frente ao STF.

Débora foi presa pela Polícia Federal (PF) em 17 de março de 2023, na 8ª fase da Operação Lesa Pátria, que mira envolvidos nos ataques. Outros 31 suspeitos também foram presos na ocasião. A última fase da operação foi em junho, totalizando 28.

A frase escrita por Débora na estátua faz referência à resposta do ministro do STF Luís Roberto Barroso a bolsonaristas que o hostilizaram durante viagem aos Estados Unidos.

A denúncia, do dia 2 deste mês, está sob sigilo. Débora é citada em um relatório divulgado no aniversário de um ano da invasão, em que consta que a prisão preventiva foi renovada em junho de 2023. Assinado pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, os crimes supostamente cometidos por ela, segundo o relatório, são os de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

A defesa de Débora afirma que “todos os prazos foram extrapolados sem qualquer justificativa plausível” e que a prisão da cliente, de mais de 480 dias, “ultrapassa o princípio da razoabilidade”. O advogado ainda argumenta que a transferência da cliente para Tremembé (SP), cidade 229 quilômetros distante de onde mora, Paulínia (SP), “fere de morte a proteção integral da criança, visto que Débora tem dois filhos menores”.

No último dia 12, circulou pelas redes sociais de parlamentares e influenciadores bolsonaristas um vídeo em que as duas crianças pedem ajuda para que a mãe saia da prisão. O ex-procurador da Lava Jato e ex-deputado federal Deltan Dallagnol e a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) compartilharam o vídeo em suas redes. A parlamentar afirmou que a anistia aos presos, bandeira defendida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), “precisa ser aprovada” neste ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Petrobras: é cedo para avaliar impacto de guerras no Oriente Médio

‘Foi mais um dia de terror’, diz moradora de Canoas sobre chuva no RS

VÍDEO: mulher ateia fogo em casa na Vila Bordon

Primeiro remédio para prolongar a vida de cães é aprovado nos EUA

Notícias mais lidas agora

Delação ‘congelada’ amplia prazo para investigação sobre esquema de corrupção de Claudinho Serra

TAJ Condomínio Resort chega a Campo Grande para redefinir o alto padrão

Vigilante atira contra cabeça de companheira e depois tira a própria vida

‘Vontade Indomável’: obra conta história de Aleixo Paraguassú Neto, primeiro juíz negro de MS

Últimas Notícias

Polícia

Vigilante atira contra cabeça de companheira e depois tira a própria vida

autor chegou a ser preso no último dia 23 de fevereiro

Polícia

Motorista perde controle da direção, atravessa canteiro e invade área da Acadepol

Atravessou o canteiro central, passou pela pista contrária e colidiu contra a grade

Esportes

Salzburg vence Pachuca após paralisação e lidera grupo do Real Madrid no Mundial de Clubes

Em mais um jogo de baixo público neste Mundial

Polícia

Rapaz é esfaqueado no pescoço e rosto durante briga no Taveirópolis

O caso foi registrado como homicídio na forma tentada