Pular para o conteúdo
Brasil

MEC abre consulta pública para avaliar o impacto do PNLD nas escolas

Após ouvir professores sobre o tema, o MEC agora direciona sua atenção aos gestores municipais
Schimene Weber -
escola
Imagem Ilustrativa (Foto: Henrique Arakaki)

O MEC (Ministério da Educação) iniciou uma ampla consulta pública para avaliar a efetividade do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) nas escolas brasileiras. A iniciativa, inédita em sua escala, visa coletar dados e opiniões de secretários e dirigentes municipais de educação de todo o país sobre a utilização dos livros didáticos fornecidos pelo programa.

A pesquisa, conduzida pela SEB (Secretaria de Educação Básica) do MEC, pretende entender como os materiais do PNLD estão sendo incorporados ao dia a dia das escolas e qual a sua contribuição para a melhoria da qualidade do ensino. Além disso, a consulta busca identificar pontos fortes e fracos do programa, permitindo a proposição de ajustes e melhorias para futuras edições.

Gestores municipais são os próximos a serem ouvidos

Após ouvir sobre o tema, o MEC agora direciona sua atenção aos gestores municipais. Por meio de um questionário online, disponível no Simec (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação), os gestores poderão compartilhar suas experiências e percepções sobre o PNLD. A pesquisa estará aberta até o dia 31 de janeiro de 2025.

Parceria com diversas instituições

A consulta pública é resultado de uma parceria entre o MEC e diversas instituições, como o Instituto Reúna, o (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação). Essa união de esforços visa garantir a abrangência e a representatividade da pesquisa.

Próximos passos

Os dados coletados na pesquisa servirão como base para a elaboração de um diagnóstico completo sobre o impacto do PNLD nas escolas brasileiras. Com base nesse diagnóstico, o MEC poderá implementar medidas para aprimorar o programa e garantir que os materiais didáticos fornecidos atendam às necessidades dos estudantes e professores de forma cada vez mais eficaz.

*Com base em informações do Gov.br

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados