Lula deseja sorte a Trump e diz que democracia é a ‘voz do povo’

‘O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz’, disse o presidente

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
lula
Presidente Lula (Ricardo Stuckert, PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (6) reconhecendo a vitória de Donald Trump (Partido Republicano) nas eleições presidenciais dos EUA. O republicano venceu a disputa eleitoral contra a atual vice-presidente Kamala Harris (Partido Democrata).

“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, disse.

O presidente brasileiro declarou no dia 1º de novembro que torcia por Kamala Harris no pleito. Segundo o petista, a vitória da democrata seria “mais segura” para fortalecer a democracia nos EUA.

Trump é eleito presidente dos EUA

Donald Trump, 78 anos, será o 47º presidente dos Estados Unidos, segundo projeções da mídia norte-americana. O novo mandato será o 2º de Trump à frente da Casa Branca. Ele comandou o Executivo do país de 2017 a 2021. Seu vice é J.D. Vance, senador pelo Estado de Ohio.

A apuração ainda não acabou. O Colégio Eleitoral tem até 17 de dezembro para oficializar a vitória de Trump. A diplomação do resultado pelo Congresso norte-americano será em 6 de janeiro de 2025. A posse, em 20 de janeiro.

A campanha eleitoral de Trump se concentrou em temas como economia e imigração e foi repleta de críticas aos adversários. Para seu 2º mandato, Trump pretende cortar mais impostos que em sua gestão anterior e implementar tarifas mais abrangentes.

Conteúdos relacionados