Pular para o conteúdo
Brasil

Governo Federal cria força-tarefa para combate a incêndios florestais

Força-tarefa irá monitorar e articular as ações de controle e de combate aos incêndios florestais
Diego Alves -
Governo Federal cria força-tarefa para o combate a incêndios florestais. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Por meio de decreto do presidente Lula, o Governo Federal criou o Ciman (Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo e o Centro Integrado Multiagência de Coordenação Operacional Federal). Conforme a administração federal, o objetivo do comitê, na qual o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional será um dos integrantes, é o de monitorar e articular as ações de controle e de combate aos incêndios florestais.

“Ele tem o objetivo de reduzir a incidência e os danos causados pelos incêndios florestais, protegendo tanto o meio ambiente quanto as comunidades. Estabelece diretrizes claras para que ações preventivas sejam realizadas, além de promover a sustentabilidade dos recursos naturais. O reconhecimento do papel ecológico do fogo em alguns ecossistemas, por exemplo, é fundamental para que possamos respeitar e valorizar as práticas tradicionais de manejo do fogo, enquanto trabalhamos para evitar desastres que possam causar perdas humanas, ambientais e materiais”, disse o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do MIDR, Wolnei Wolff.

Wolnei Wolff explica o que muda em relação à Lei dos Crimes Ambientais: “O decreto reforça a punição para quem provoca incêndios em florestas ou vegetações. O objetivo é endurecer a responsabilização de quem, por negligência ou intencionalmente, cause incêndios que prejudiquem o meio ambiente. Essa mudança busca ampliar os mecanismos de prevenção e combate aos crimes ambientais, tendo em vista os graves impactos dos incêndios florestais, como a perda de biodiversidade e os danos à saúde pública”, disse.

Entre as competências da força-tarefa do Governo Federal estão propor mecanismos de coordenação para detecção e controle dos incêndios florestais a serem aplicados por instituições de resposta ao fogo, tais como os centros integrados multiagências de coordenação operacional. O comitê também deverá estabelecer as diretrizes acerca da geração, da coleta, do registro, da análise, da sistematização, do compartilhamento e da divulgação de informações sobre os incêndios florestais e o manejo integrado do fogo.

Também cabe ao comitê estabelecer as diretrizes para a captação de recursos físicos e financeiros nas diferentes esferas governamentais, e capacitar recursos humanos que estarão na linha de frente no combate aos incêndios florestais e nas atividades relacionadas com o manejo integrado do fogo.

O comitê poderá, também, propor instrumentos de análise de impactos dos incêndios e do manejo integrado do fogo sobre a mudança no uso da terra, a conservação dos ecossistemas, a saúde pública, a flora, a fauna e a mudança do clima. (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
votação campo grande

Câmara sedia Fórum do Governo Federal para debater agenda estratégica dos próximos 25 anos

‘Conhecido’ na região faz onda de furtos e invade casa de jovem no Cerejeiras

gold

Encontrado: Gold percorreu quase 15 km até achar abrigo em Corguinho

Marcelo Bertoni é reeleito e comanda Famasul até 2029

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

Secretários de MS retidos em Israel podem ser escoltados por terra até a Jordânia

Concursos com bons salários serão realizados este ano

Semana começa com mais de 900 vagas em concursos e processos seletivos

Polícia de Dourados apreende 108 quilos de pasta base de cocaína e duas pessoas são presos

Últimas Notícias

Polícia

Após perseguição policial, jovem é preso com mais de 600 kg de maconha em MS

O homem estava conduzindo o veículo em alta velocidade, trafegando de maneira irregular e aparentando estar com excesso de carga

Polícia

Corpo de homem que sumiu durante pescaria é encontrado e polícia investiga caso

Colegas disseram que homem havia sido levado por uma sucuri

Política

Audiência busca soluções para ‘desenrolar’ maçarocas nos postes de luz

Além da poluição visual, as maçarocas favorecem acidentes, como curto-circuitos e rompimento de cabos

Cotidiano

Cassems inaugura rede de laboratórios exclusiva para beneficiários

Três unidades foram inauguradas hoje e mais seis serão lançadas ainda em 2025