Cármen Lúcia defende mais participação de eleitores maiores de 70 anos
Cármen Lúcia afirmou que houve comparecimento de menos de 50% do eleitorado
Agência Brasil –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, defendeu nesta segunda-feira (9) o aumento da participação de eleitores maiores de 70 anos nas eleições de 2026. Nessa faixa de idade, o voto é facultativo.
A ministra apresentou, no início desta noite, o relatório final de avaliação das eleições municipais de outubro. O documento revela as principais causas do aumento da abstenção no segundo turno do pleito deste ano, que ficou em 29,26% do eleitorado.
Cármen Lúcia afirmou que houve comparecimento de menos de 50% do eleitorado com idade acima de 70 anos e defendeu a realização de campanhas para aumentar a participação efetiva de idosos.
“Isso joga luz sobre os preconceitos que nós temos no Brasil, como o etarismo, em que a pessoa com mais de 70 anos não é convidada a votar com afinco, como fazemos com o eleitorado jovem. Nós temos depoimentos de eleitores que chegam para votar, a despeito das nossas campanhas de providências para acessibilidade, e são destratados nas filas”, afirmou.
A presidente do TSE disse que as alterações feitas nas comemorações do Dia do Servidor Público (28 de outubro) também podem ter contribuído para o aumento da abstenção, além da facilidade para o eleitor fazer a justificativa pelo aplicativo e-Título.
“Por questões de política, que podem interferir, e interferem, no resultado das eleições, isso fica a cargo de cada município resolver para quando vai flexibilizar. Se quer que se esvazie, ele passa para segunda ou para sexta naquele fim de semana que vai ter a eleição. Isso é feito para propiciar que a pessoa que vai para a serra ou para a praia não volte para votar”, completou.
Diplomação
Os candidatos eleitos no pleito municipal de outubro devem ser diplomados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) até o dia 19 deste mês. As cerimônias de posse estão previstas para 1° de janeiro de 2025.
Notícias mais lidas agora
- Campo Grande e outras 53 cidades de MS estão na rota de chuvas intensas no fim de semana
- Trabalhador rural morre em hospital depois ser atropelado pelo próprio caminhão
- Dono de mercado preso por expor à venda carne com casulos de larvas é solto com fiança de R$ 5 mil
- Discussão com ônibus lotado motivou esfaqueamento na Coronel Antonino
Últimas Notícias
Trio de assaltantes que usava cartões furtados de dentro de veículo é preso
Carro estava estacionado em frente Secretaria Municipal de Educação
Bêbada, motorista de carro atropela policial que treinava corrida em rua de Aquidauana
Ela consumiu também ter ingerido bebida alcoólica, porém se recusou a fazer o teste do bafômetro.
Governo de MS se reúne em Aquidauana e anuncia R$ 15,8 milhões para drenagem e asfalto
Prefeito ainda pediu a construção de ciclovia na Estrada Parque Piraputanga
Empresas iniciam semana com a oferta de 4,7 mil vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
Funtrab oferta oportunidades em 35 cidades
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.