Brasileira fica com o corpo paralisado após tomar sopa e contrair bactéria nos EUA

Apenas uma colher foi o suficiente para a jovem ficar doente

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Reprodução, Uol)

Cláudia de Albuquerque Celada, de 24 anos, ficou com o corpo paralisado após ingerir uma sopa industrializada em Aspen, nos Estados Unidos. A jovem fazia um intercâmbio no Colorado e chegou em dezembro de 2023.

Em abril deste ano Cláudia voltaria para São Caetano do Sul (SP), onde mora. Porém, ingeriu a sopa industrializada e ficou internada por vários dias.

A jovem contou ao Uol que ingeriu apenas uma colher da sopa. Então, sentiu cansaço, tontura e dormiu o dia todo.

Depois, pediu ajuda para outras brasileiras e 15 dias depois recebeu um diagnóstico. Cláudia contraiu uma bactéria e desenvolveu botulismo, uma doença rara.

Com isso a jovem precisou ser internada e ficou com o corpo totalmente paralisado. Porém, ela esteve o tempo todo consciente.

Além de tudo, Cláudia contraiu uma dívida milionária no hospital, de aproximadamente R$ 10 milhões. A jovem conseguiu voltar para o Brasil, ainda em estado grave e usando um respirador.

Em 8 de julho ela recebeu a primeira alta e no dia 1º de agosto deve a alta definitiva.

O que é botulismo

É uma doença grave causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Causa paralisia dos músculos, tem evolução rápida e pode levar à morte. Não é possível identificar a presença da bactéria a olho nu.

O contato com a bactéria pode ocorrer por meio de alimentos em conservas e embutidos de vegetais e frutas, carne e derivados, pescado, frutos do mar, leite e derivados.

Os primeiros sintomas são náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia e constipação. Os pacientes ainda têm dor de cabeça, vertigem, visão dupla e turva, pupilas dilatadas, dificuldade para falar e engolir, fadiga, paralisia dos músculos e falência respiratória, que pode levar à morte. O paciente permanece consciente.

O tratamento é feito com antitoxina. A substância busca neutralizar as toxinas e minimizar os sintomas.

A prevenção está nos cuidados com alimentos. É importante atenção na hora de higienizar os produtos e as mãos, e a recomendação é evitar ingerir alimentos em latas estufadas, vidros embaçados, embalagens danificadas ou com alterações no cheiro e aspecto.

Antes do consumo, o ideal é ferver ou cozinhar por 15 minutos produtos industrializados e conservas caseiras

Conteúdos relacionados