Pular para o conteúdo
Brasil

Tribunal Superior Eleitoral não vai tolerar candidaturas femininas fictícias, diz ministra

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não vai aceitar que partidos políticos registrem candidaturas femininas fictícias com o objetivo de cumprir as cotas de gênero. A afirmação é da ministra substituta Edilene Lobo, que participou do programa Repórter Brasil, da TV Brasil, nesta quarta-feira (16). “A justiça eleitoral está vigilante. O TSE dá mostras muito firmes … Continued
Agência Brasil -
urna eletrônica quociente eleitoral
Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação, TSE)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não vai aceitar que registrem candidaturas femininas fictícias com o objetivo de cumprir as cotas de gênero. A afirmação é da ministra substituta Edilene Lobo, que participou do programa Repórter , da TV Brasil, nesta quarta-feira (16).

“A justiça eleitoral está vigilante. O TSE dá mostras muito firmes de que não tolerará candidaturas fictícias. Se insistir com o registro de candidaturas femininas fictícias, o resultado é esse: aqueles que por ventura forem eleitos às custas dessa fraude perderão seus mandatos”, disse a ministra, que foi empossada na semana passada. Edilene é a primeira mulher negra a assumir uma cadeira no tribunal.

Nos últimos meses, o TSE cassou diversos mandatos por fraude às cotas de gênero nas eleições de 2020.

Segundo a ministra, os indícios de fraudes são votação baixa ou nenhuma votação, ausência de atos de propaganda eleitoral, ausência de participação de mulheres na campanha e falta de recursos destinados a campanhas femininas. “Evidenciada a fraude, com as ações competentes, com certeza o TSE diz que é caso de cassação de mandato”, diz Edilene.

A ministra também destacou a importância da inclusão de mulheres negras na vida pública. “Me ver nesse lugar é possibilitar às meninas e mulheres negras compreenderem que todos os lugares nos cabem. Claro que para nós é mais difícil: as oportunidades não chegam, os espaços são limitados. Mas precisamos compreender que a inclusão e a visibilidade de mulheres negras na vida pública é cumprir a Constituição Federal”, pontuou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após morte de idoso, Prefeitura de Sidrolândia alega não possuir máquina de tomografia 

VÍDEO: Polícia Civil esclarece suposto sequestro de criança em Sidrolândia

Homem que tentou assassinar João Paulo II pede para ir ao funeral do papa Francisco

Vagas para alistamento militar feminino em MS são para hospital, colégio e administrativo

Notícias mais lidas agora

corpo encontrado onça

‘Deus me guiou certinho’: cunhado encontra corpo de caseiro morto por onça no Pantanal

Cardeais se reúnem no Vaticano para decidir sobre o Conclave

Onça que matou caseiro no Pantanal não será caçada: 'tem mais 4 delas'

Imóveis em Água Clara e Campo Grande vão a leilão pelos Correios

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista fica ferida em acidente na Avenida Gunter Hans

No local, o semáforo está desligado há três dias, segundo um leitor do Midiamax

Cotidiano

CCZ confirma 5º caso de morcego infectado com raiva em Campo Grande

Se o animal estiver vivo, a orientação é que o morador o isole com panos ou baldes

Polícia

Foragido com extensa ficha criminal, faccionado é preso pelo Dracco em operação

Homem estava foragido em SP e havia retornado ao crime em MS há 1 mês

Política

Câmara de Bela Vista elege novo presidente e primeiro-secretário para Mesa Diretora

Eleição aconteceu após morte de vereador que ocupava presidência da Câmara