Pular para o conteúdo
Brasil

STF recebe propostas de uso de inteligência artificial para acelerar tramitação de processos

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu nesta segunda-feira, 18, os protótipos de soluções de inteligência artificial, que foram solicitados por meio de chamamento público O objetivo da iniciativa é facilitar e agilizar a tramitação de processos. Entre universidades e startups, 24 instituições apresentaram propostas. De acordo com o presidente da Suprema Corte, Luis Roberto Barroso, … Continued
Agência Estado -
Sede do FTF (Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu nesta segunda-feira, 18, os protótipos de soluções de inteligência artificial, que foram solicitados por meio de chamamento público O objetivo da iniciativa é facilitar e agilizar a tramitação de processos. Entre universidades e startups, 24 instituições apresentaram propostas.

De acordo com o presidente da Suprema Corte, Luis Roberto Barroso, a próxima etapa será a elaboração de um relatório técnico das diferentes propostas. E, por fim, ele explica que será a escolha do melhor modelo para eventual contratação pelo STF.

“Aqui estamos diante de um desafio, que é o difícil casamento entre o e a Tecnologia da Informação. Tenho esperança de que a sinergia entre a justiça e a tecnologia nos ajudará a prestar melhores serviços para a população, com maior velocidade e melhora da qualidade do que entregamos”, disse Barroso, durante abertura do evento, que ocorreu no museu do STF.

Barroso explicou também que o uso da inteligência artificial no STF pode trazer resultados práticos, como a formulação de resumos de processos logo após serem protocolados na Corte.

Já a secretária de Tecnologia da Informação do STF, Natacha Oliveira, disse que o relatório técnico que será elaborado depois da apresentação vai contribuir para o aperfeiçoamento das solução que estão sendo gestadas no STF e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Entender o que é efetivamente possível de ser desenvolvido com a tecnologia atual é muito importante para que possamos conduzir os nossos projetos da melhor forma”, afirmou Natacha.

Para a das tecnologias, o STF forneceu aos participantes um conjunto de dados composto por peças processuais públicas em formato PDF.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com investimento de R$ 2 milhões, Três Lagoas iniciará construção de Caps infantojuvenil

Acusados de negarem socorro a adolescente que morreu em escola indígena são absolvidos

Trump assina lei anti-fentanil nos EUA e reitera tarifa de 20% sobre China por tráfico da droga

Bebeu água hoje? Campo Grande enfrenta baixa umidade e população tenta driblar o clima seco 

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

TCE-MS reprova contas de Dr. Bandeira, ex-prefeito de Amambai, que fica inelegível

Últimas Notícias

Política

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

"É difícil entender o que se passa na cabeça de um sujeito absolutamente impulsivo e descontrolado como Trump", disse ainda o parlamentar

Brasil

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Medida tinha sido suspensa pelo Congresso

Mundo

Embaixada dos EUA critica STF e chama Corte de ‘Supremo Tribunal de Moraes’

Supremo Tribunal Federal não se manifestou

Política

‘Trump quer uma guerra comercial’, diz Gleice Jane após frigoríficos suspenderem exportação de carne para EUA

A medida dos frigoríficos foi tomada porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início do tarifaço de 50%