No Supremo Tribunal Federal, Câmara defende lei que privatiza a Eletrobras
Câmara dos Deputados defendeu, nesta segunda-feira (5), no Supremo Tribunal Federal (STF), a manutenção da Lei 14.182 de 2021, norma que autoriza a privatização da Eletrobras. A manifestação da Casa foi inserida no processo no qual a Advocacia-Geral da União (AGU) questionou, no mês passado, a constitucionalidade do trecho da lei que trata da redução […]
Agência Brasil –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Câmara dos Deputados defendeu, nesta segunda-feira (5), no Supremo Tribunal Federal (STF), a manutenção da Lei 14.182 de 2021, norma que autoriza a privatização da Eletrobras.
A manifestação da Casa foi inserida no processo no qual a Advocacia-Geral da União (AGU) questionou, no mês passado, a constitucionalidade do trecho da lei que trata da redução da participação da União nas votações do conselho da empresa. A lei proibiu que acionistas exerçam poder de voto maior que 10% da quantidade de ações.
Os advogados da Câmara argumentam que eventual suspensão do trecho da lei pode gerar insegurança jurídica e frustrar as expectativas de acionistas que adquiriram capital da Eletrobras.
“Mudanças repentinas e inesperadas podem causar incertezas e desencadear uma séria crise de confiança, não só entre os acionistas da Eletrobras, mas em todo o mercado. Pode-se inclusive antever a multiplicação de demandas judiciais de acionistas, em detrimento da própria Eletrobrás e do Estado brasileiro, por quebra do princípio da confiança”, afirmou a Casa.
Na ação, a AGU sustenta que o governo federal, na condição de acionista, foi prejudicado pela norma. A União tem cerca de 43% das ações ordinárias. Segundo o órgão, objetivo da ação não é reestatizar a Eletrobras, mas resguardar o interesse público e os direitos de propriedade. O caso é relatado pelo ministro Nunes Marques. Não há prazo para julgamento.
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Após reunião e fase cálculos, Prefeitura define tarifa de ônibus de R$ 4,95 em Campo Grande
Novo valor da tarifa de ônibus na noite desta quinta-feira (23)
Três são presos em flagrante com 267 quilos de cocaína em Dourados
A droga está avaliada em R$ 20,3 milhões
Taxas sobem mais de 15 pontos com risco de gastos públicos maiores
A alta dos rendimentos dos Treasuries também apoiaram o movimento
Poder Judiciário e Sejusp inauguram Monitor da Violência Contra a Mulher
Monitor da Violência Contra a Mulher integra dados e informações sobre casos de violência
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.