Gabriela Hardt sai da Lava Jato, que chega a seu quinto juiz desde Moro

Mudanças ocorrem em meio a pente-fino realizado pelo CNJ
| 19/06/2023
- 14:24
Gabriela Hardt sai da Lava Jato, que chega a seu quinto juiz desde Moro
Juíza Gabriela Hardt (Imagem: Reprodução)

A juíza Gabriela Hardt deixou nesta segunda-feira, 19, a 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, onde cuidava dos processos remanescentes da Operação Lava Jato. A mudança se dá em meio ao pente fino que o corregedor Luis Felipe Salomão, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), faz no berço da operação.

O juiz Fábio Nunes de Martino, que despachava na 1ª Vara Federal de Ponta Grossa, será o novo titular da Lava Jato e o juiz Murilo Scremin Czezacki, da 2ª Vara Federal de Cascavel, assume como substituto.

Gabriela foi transferida para a 3.ª Turma Recursal do Paraná. O colegiado julga ações sobre temas previdenciários e assistenciais. A "dança das cadeiras" ocorreu porque a juíza Graziela Soares foi convocada para trabalhar como auxiliar da Corregedoria Regional da 4.ª Região e precisou deixar a turma.

 

Gabriela Hardt voltou a conduzir, temporariamente, os processos remanescentes da Lava Jato após o afastamento do juiz Eduardo Appio. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) abriu uma investigação interna para apurar se ele tentou investigar informalmente o desembargador Marcelo Malucelli.

A juíza já havia manifestado interesse em deixar a 13ª Vara. Ela pediu transferência para Florianópolis, mas a remoção havia sido negada pelo TRF-4.

Depois que voltou aos holofotes da Lava Jato, Gabriela foi chamada para dar explicações na Câmara dos Deputados, em um procedimento que arrastou seu pai, o engenheiro Jorge Hardt Filho, diagnosticado com Alzheimer. A 13ª Vara Federal de Curitiba também virou alvo da fiscalização extraordinária do CNJ

 

A primeira vez que ela assumiu as ações Lava Jato foi em 2018, quando substituiu o ex-juiz Sergio Moro.

Veja todos os juízes federais que passaram pela Lava Jato:

- Sergio Moro (2014-2018);

 

- Gabriela Hardt (2018-2019 e 2023);

- Luiz Antônio Bonat (2019-2022);

- Eduardo Fernando Appio (2023);

- Fábio Nunes de Martino (novo titular).

Veja também

Contribuintes terão condições especiais para regularizar situação

Últimas notícias