Fórum reúne governos federal, estadual e municipal para discutir melhorias na gestão pública
Evento busca soluções conjuntas para melhorar a execução de políticas públicas no país
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com objetivo de viabilizar o fortalecimento da governança e melhor o controle das transferências de recursos da União, Brasília sedia o 8º Fórum Nacional de Transferências e Parcerias da União. Neste ano, o evento é realizado entre os dias 13 a 15 de junho e aborda o tema “parcerias e diálogos para melhoria da governança das políticas públicas”.
Promovido pelo MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos), o Fórum visa melhorar a gestão e o controle no âmbito das transferências de recursos da União e promover o diálogo e troca de experiências entre os governos federal, estadual e municipal, com vistas à melhoria da vida do cidadão.
Durante a abertura do evento, a ministra Esther Dweck enfatizou a atuação do MGI no pacto federativo e no apoio a estados e municípios para fortalecimento e execução de políticas públicas.
“A gente tem na relação federativa uma das coisas mais importantes do ministério. Se é um ministério voltado para a gestão pública, ele não pode ser só no âmbito federal, ele tem que ser pensado também no âmbito estadual e municipal, dado que grandes partes das políticas públicas são executadas por meio de transferências da União para serem executadas por estados e municípios”, destacou Dweck.
Segundo a ministra, as transferências e parcerias entre a União, estados, municípios e organizações da sociedade civil chegam a quase R$ 270 bilhões de reais por ano, volume muito expressivo do orçamento federal.
“Cuidar disso, tornar isso mais eficaz e veloz é uma das nossas missões, obviamente em parceria com essa rede. Não é o Poder Executivo federal ensinando como fazer, é o contrário, é um trabalho conjunto, de cooperação”, reitera Esther Dweck.
Para o secretário de Gestão e Inovação do MGI, Roberto Pojo, o Fórum é a representação da construção de um projeto construído pouco a pouco entre o governo federal e os representantes dos estados e municípios.
Na ocasião, Pojo mencionou o Transferegov.br, programa do governo federal que operacionaliza as transferências de recursos da União para estados e municípios. Segundo ele, o programa é extremamente amplo e abarca aspectos necessários para que aqueles que atuam na ponta, tenham a capacidade de fazer a entrega da política pública.
“O papel do governo federal é dar os instrumentos, além dos recursos oriundos das transferências da União, necessários para que a execução das políticas públicas seja possível”, disse o secretário.
Na mesa de abertura, também estavam presentes representantes dos ministérios do Planejamento e Orçamento e da Cultura, da Confederação Nacional dos Municípios, da Controladoria-Geral da União, do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), Escola Nacional de Administração Pública e do Instituto Serzedello Corrêa.
Mais de 1066 inscritos participaram do evento de forma presencial e 470 online. Entre gestores, servidores, colaboradores e membros de órgãos e entidades públicas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das diferentes esferas de governo, envolvidos na gestão e controle, além de organizações da sociedade civil, entidades municipalistas e demais interessados no tema.
Destaque na gestão e governança
Na cerimônia de abertura, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos promoveu o reconhecimento nacional de órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, que atuaram com o Modelo de Governança e Gestão Pública.
O modelo desenvolvido pela Seges (Secretaria de Gestão e Inovação), do MGI, tem o propósito de servir como referência para avaliação e aprimoramento da governança e da gestão dos órgãos e entidades que operacionalizam parcerias por meio Transferegov.br.
Criado por padrões de referência para a gestão organizacional, o Gestãopúblicagov.br é constituído pela integração e compilação de boas práticas de gestão e governança para o aprimoramento organizacional, aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.
A ministra Esther Dweck entregou aos gestores e servidores placas de reconhecimento nas categorias “Pioneirismo da implantação do modelo”, “Nível de maturidade da governança e da gestão, pelo critério maior pontuação global” e “Agentes Públicos e cidadãos”.
Entre os municípios, a prefeitura de Aracati, no Ceará, foi reconhecida na categoria “Nível de maturidade da governança e da gestão”, pelo critério de maior pontuação global.
Na sequência, o secretário de Gestão e Inovação do MGI, Roberto Pojo deu início às palestras do Fórum em aula magna com o tema “Transferências e Parcerias da União”, onde foram destacadas as diretrizes e o funcionamento do Transferegov.br.
Notícias mais lidas agora
- Pastor vira réu por receber R$ 1,6 mil para ‘tratamento milagroso’ em campo-grandense
- ONU acusa Paraguai pela morte de duas meninas durante operação militar em 2020
- VÍDEO: Capivara vai dar ‘rolê’ em piscina e precisa ser resgatada pela Polícia Militar Ambiental
- Dentista famosa que deixou pacientes com boca torta e necrose em Campo Grande é alvo do MP
Últimas Notícias
Abel Ferreira indica saída do Palmeiras ao fim de 2025: ‘Meu último ano no Brasil’
Presidente Leila Pereira havia reiterado seu desejo de manter Abel até o fim de seu mandato
Diniz faz reunião com diretoria do Cruzeiro após vaias e é mantido no cargo
Em cinco jogos neste ano, o Cruzeiro venceu apenas um
Moradores do Aero Rancho ficam mais de 10 horas sem luz após temporal
Diversas regiões de Campo Grande foram atingidas por um temporal de 44 milímetros
Santos perde pela 1ª vez para o Velo Clube e pode fechar rodada fora da zona de classificação
Primeiro tempo foi truncado e com poucas chances de gol
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.