O YouTube endureceu regras contra e removeu vídeo do presidente Jair Bolsonaro (PL) em que ele levanta possibilidade de que as eleições de 2018 teriam sido fraudadas.

Mês passado, a plataforma anunciou que iria remover conteúdos com informações falsas sobre o último pleito no Brasil, incluindo alegações de fraude e erros que possam ter alterado o resultado da votação.

O vídeo foi postado no dia 12 de agosto de 2021 e mostra entrevista que Bolsonaro cedeu a uma emissora de rádio. Ao tentar acessar o vídeo, é possível ver o aviso de que o material foi deletado “por violar as diretrizes da comunidade”. Por outro lado, o mesmo vídeo continua no ar na página oficial do presidente no Facebook.

Durante a entrevista, Bolsonaro questiona o processo eleitoral de 2018 com suposta atuação de um para ‘desviar votos'. Porém, ele chegou a admitir na mesma entrevista que “não tinha provas” sobre as acusações.

“Todos os conteúdos no YouTube precisam seguir nossas Diretrizes de Comunidade. Além de uma combinação de inteligência de máquina e revisores humanos, também contamos com denúncias de usuários para identificar materiais com conteúdo suspeito e manter a comunidade da plataforma segura”, disse a plataforma em nota.