Jair Bolsonaro (PL) saiu do sério nesta quinta-feira (18) após ser chamado de ‘tchutchuca do Centrão'. As gírias foram usadas por um youtuber, que teve a gola da camiseta segurada pelo presidente da República.

Wilker Leão estava em transmissão ao vivo nas redes sociais enquanto fazia perguntas ao presidente. “Me responde e para de ser covarde. Tchuchuca do Centrão, olha a tchutchuca do Centão lá”, disse o youtuber.

Momentos depois, Bolsonaro desce do carro e segura a gola da camiseta do rapaz. “Vem cá, quero falar contigo”, disse o presidente após o rapaz se esquivar.

tchutchuca
Foto: Reprodução/ .

Youtuber

Wilker mora em Brasília, por isso estava no cercadinho no Palácio do Planalto. O advogado já foi cabo do e até atuou na assessoria jurídica da Secretaria de Economia e Finanças.

O youtuber é criador de conteúdos e mantém o Milico Jurídico, blog pessoal do advogado. No Youtube, o rapaz acumula 18 mil inscritos e no Instagram alcançou 27 mil seguidores após o episódio com Bolsonaro.

Tchutchuca do Centrão

Mas afinal, o que significa tchutchuca do Centrão? A primeira gíria foi popular nos anos 2000, principalmente em letras de funks. Por ser o centro de grupos de funk desta época, o tem a gíria mais disseminada e a mantém até hoje.

Tchutchuca é utilizado como adjetivo quando se quer elogiar uma mulher bonita. Podemos dizer que é sinônimo de ‘gata'. A gíria tira do sério políticos e em 2019 foi utilizada pelo deputado Zeca Dirceu (PT-PR) para se referir ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Em audiência pública da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara sobre a reforma da Previdência, Dirceu chamou Guedes de ‘tigrão' dos aposentados e ‘tchutchuca' dos mais favorecidos.

Centrão é o termo utilizado para partidos de centro e centro-direita que se manifestam em favor de quem está no poder, acima de orientações políticas. A busca por troca de votos e privilégios são características do Centrão.

Estas características são as que foram criticadas por Bolsonaro antes da eleição. Retornando ao conjunto de gírias, o youtuber chama a atenção do presidente por dizer que ele é a ‘gata dos partidos de centro'.

Meme

Ao se irritar com o termo, ‘tchutchuca do Centrão' ganhou força na oposição ao presidente e até virou na internet. A gíria está no trend topic do Twitter nesta quinta-feira (18) desde o episódio.

Mais de 132 mil publicações com a hashtag ‘tchutchuca do Centrão' já foram compartilhadas na plataforma.

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="es" dir="ltr">Encontre a <a href="https://twitter.com/hashtag/tchutchucaDoCentrao?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#tchutchucaDoCentrao</a> <a href="https://t.co/jaYU6JCl7z">pic.twitter.com/jaYU6JCl7z</a></p>&mdash; The Horror, the Horror (@Hupsel) <a href="https://twitter.com/Hupsel/status/1560357596766281729?ref_src=twsrc%5Etfw">August 18, 2022</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>