São Paulo deixa de exigir máscaras em locais fechados

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (17) que o uso de máscaras deixa de ser obrigatório em locais fechados em todo o Estado. A exceção será em locais destinados à prestação de serviços de saúde e no transporte público. Nos demais ambientes como escolas e comércio o uso será opcional. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (17) que o uso de máscaras deixa de ser obrigatório em locais fechados em todo o Estado.

A exceção será em locais destinados à prestação de serviços de saúde e no transporte público. Nos demais ambientes como escolas e comércio o uso será opcional.

“Finalmente sem máscaras! Acabo de assinar decreto que libera imediatamente o uso de máscaras em locais fechados em SP. O avanço da vacinação e a queda nas internações e óbitos permitem esta medida. Momento tão esperado depois de dois anos desafiadores. Estou muito feliz!”, disse Doria no Twitter.

Conforme Dória, a medida foi tomada com base em recomendação do comitê científico. “Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, disse o governador.

Segundo a nota, mesmo após 14 dias do carnaval, “constatou-se manutenção do padrão de melhora progressiva dos indicadores epidemiológicos, conforme observado durante as semanas que antecederam aludido feriado, indicando que a transmissão do Sars-Cov-2 no Estado de São Paulo segue em redução progressiva.”

Em locais abertos, a obrigatoriedade do item já havia sido extinta no dia 9 de março.

Conteúdos relacionados