Pular para o conteúdo
Brasil

Para Tebet, presidentes de partidos devem definir regras para escolha de candidato

A senadora Simone Tebet (MDB) afirmou nesta segunda-feira, 25, que os presidentes do MDB, PSDB e União Brasil serão responsáveis por estabelecer critérios para definir o nome que encabeçará a disputa ao Planalto. A fala foi dada durante entrevista à RedeTV, ao ser questionada sobre a razão para o adiamento do jantar que aconteceria hoje … Continued
Agência Estado -
A senadora declarou que deu uma procuração em branco para o presidente do MDB (Foto: Agência Brasil)

A senadora (MDB) afirmou nesta segunda-feira, 25, que os presidentes do MDB, e União Brasil serão responsáveis por estabelecer critérios para definir o nome que encabeçará a disputa ao Planalto. A fala foi dada durante entrevista à RedeTV, ao ser questionada sobre a razão para o adiamento do jantar que aconteceria hoje em para definir as regras e o calendário do colegiado. As três legendas negociam o lançamento de candidatura única à Presidência.

Uma nota divulgada pela assessoria do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) informou que o encontro foi adiado a pedido de Tebet e Bivar, ambos pré-candidatos. A senadora respondeu, durante a entrevista, que não sabe o porquê de o encontro ter sido cancelado, mas disse que já tinha compromissos marcados em e que Bivar está em viagem ao exterior.

“Foi uma das razões do cancelamento. Mas é importante dizer que nós não precisamos estar nesse jantar. Quem tem que decidir qual é o critério a ser adotado, se vai ser uma pesquisa qualitativa, quem é o mais rejeitado, conta ou não conta, quem está despontando nas pesquisas. Quem vai escolher qual é o critério da escolha do pré-candidato são os presidentes de partido porque assim que reza a nossa regulamentação eleitoral e partidária”, disse Tebet.

A senadora declarou que deu uma procuração em branco para o presidente do MDB, Baleia Rossi, “que é quem tem a legitimidade de, junto com os demais partidos, escolher um critério”. “Não serão os pré-candidatos a definirem esses critérios”, completou

Como mostrou o Estadão, o grupo de Doria defende a contratação de uma pesquisa de intenção de voto quantitativa que, segundo o paulista, seria “incontestável”. No entanto, o MDB e o União Brasil resistem, por avaliarem que a rejeição do tucano é muito grande.

Frente ampla

Questionada sobre a possibilidade de incluir o pré-candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, nesse grupo de discussão da chamada terceira via, Tebet respondeu que “não é só possível, como necessário”. “Acho Ciro Gomes um grande quadro, que tem a coragem de falar aquilo que pensa. A gente pode não concordar com tudo que ele apresenta, principalmente na pauta de economia, mas ele tem a grandeza de dizer o que está em risco no Brasil”, afirmou a senadora durante a entrevista.

Na semana passada, o pedetista voltou a dizer que persistirá no diálogo com o União Brasil e o PSD. Segundo ele, o obstáculo, que era ter o ex-juiz (União Brasil) na corrida eleitoral, está superado, o que abre caminho para as conversas com outros partidos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
nova alvorada

Comarca de Nova Alvorada do Sul tem vaga para estágio; confira como se inscrever

Homem flagrado com skunk diz que recebeu droga como pagamento em roça de maconha

Com orçamento de R$ 5 milhões, Castelinho de Ponta Porã deve ser concluído em dezembro de 2025

Usada pelo ‘Fantasma da Fronteira’, aeronave é liberada pela Justiça Federal em MS

Notícias mais lidas agora

acidente

Ferrovias abandonadas e rodovias precárias expõem descaso que resultou em tragédia na BR-262

Luz no céu de MS intriga amigos: meteoro, lixo espacial ou ‘sinal de guerra’?

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

Inverno em Dourados registra temperaturas amenas no fim de semana

Últimas Notícias

Cotidiano

Geada e mínima de 3ºC: Campo Grande enfrenta dias frios na próxima semana

Previsão é do Inmet, que aponta possibilidade de geada neste inverno

Emprego e Concurso

Funtrab terá mais de 3,8 mil vagas de emprego em MS

As vagas estarão disponíveis a partir de segunda-feira (23)

Polícia

Após suposta tentativa de homicídio, homem grava vídeo incendiando moto no interior de MS

As imagens foram gravadas na quinta-feira (19)

Polícia

Suspeito de feminicídio se apresenta e nega que quase decapitou Doralice em MS

Doralice foi morta com golpes de arma branca na noite de sexta-feira (20)