A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ganhará um novo visual, a partir de julho deste ano, o documento terá uma nova cor, disposição das informações e mais dados sobre o condutor. Novo design chega próximo aos padrões internacionais.

Novo modelo ajuda a identificar melhor o motorista e evitar possíveis falsificações. Isso por que, uma das alterações incluem os dados visíveis apenas sob luz ultravioleta.

A antiga versão continuará valendo mesmo depois do lançamento da nova, a mudança do design será realizada de forma gradual, conforme os condutores forem renovando ou pedindo uma segunda via do documento.

As mudanças serão primeiramente nas cores: o modelo atual é feito em tons de verde, enquanto o novo terá uma combinação de verde e amarelo.
Na parte superior, a assinatura ficará logo abaixo da foto. Hoje fica no verso da carteira (ou parte inferior), depois da dobra.

Esta parte inferior sofrerá mais alterações. No novo modelo, vai aparecer um quadro com silhuetas de veículos junto com o código da respectiva categoria. Assim, as categorias para as quais cada motorista está habilitado estarão marcadas neste quadro.

Além disso, embaixo deste quatro terá um espaço para observações que vai servir para informar eventuais restrições médicas e também para identificar se o condutor exerce atividade remunerada — como motorista de aplicativos, por exemplo.
Foto, nome, filiação, CPF, data de nascimento, número de registro e validade se mantêm na parte frontal. As informações da mudança são do site, infomoney.

O modelo digital continuará em vigor e terá opção por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito Além disso, o modelo novo seguirá contendo o QR Code, que foi introduzido pela primeira vez em 2017. Ele dá acesso às informações do condutor via app. O condutor fica livre para escolher se vai usar a versão em papel ou digital da CNH sempre que precisar apresentar o documento.