Nasa emite alerta para tempestade solar que atingirá a Terra nesta quinta; entenda os riscos

Cientistas ainda não conseguem precisar duração da tempestade solar
| 20/07/2022
- 19:18
tempestade solar
Imagem ilustrativa - (Foto: Reprodução, Space)

A Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) divulgou um alerta sobre uma tempestade solar prevista para atingir a Terra nesta quinta-feira (21). O fenômeno pode afetar dispositivos eletrônicos de navegação e rádio, como sistemas de comunicação e GPS.

Apesar da da chegada da tempestade, os especialistas ainda não conseguem precisar a duração da tempestade solar. Vale ressaltar que o fenômeno pode ser considerado comum, isso porque faltam dois anos para que o Sol atinja o pico, que ocorre a cada 11 anos.

Durante esse período em que o astro está mais ativo, as ejeções de massa coronal da estrela (CMEs, em inglês) formam essas tempestades solares, além de solares. Os dois fenômenos causam interferências no campo magnético da Terra e geram impactos na atmosfera superior do planeta.

Impactos da tempestade solar

Diferente do eu é mostrado comumente em filmes, as tempestades solares são responsáveis por ocasionar interferências em dispositivos dependentes da rede elétrica. Ou seja, a população não será afetada diretamente, apenas satélites, GPS e rádio.

O fenômeno também impacta na atividade migratória das aves, que se guiam pelo fluxo magnético da Terra. Além disso, a formação de auroras boreais e austrais são uma das consequências dessas tempestades.

*Com informações da Zero Hora.

Veja também

Pesquisa faz mapeamento genético de 100 crianças com apraxia da fala

Últimas notícias