Anvisa suspende venda e distribuição de substância associada à morte de cachorros
Propilenoglicol pode estar ligado à morte de pelo menos 40 cachorros
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta segunda-feira, 12, a comercialização, distribuição, manipulação e uso de dois lotes do ingrediente propilenoglicol. A substância comercializada pela empresa Tecnoclean Industrial Ltda. pode estar ligada à morte de pelo menos 40 cachorros nas últimas semanas e, segundo o órgão, há a possibilidade de distribuição também em fábricas de alimentos de uso humano.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fez análises e constatou que os petiscos caninos foram produzidos com propilenoglicol e contaminados por etilenoglicol, “substância extremamente tóxica quando ingerida”. A pasta então acionou a Anvisa ao indicar a possibilidade de distribuição do produto contaminado para fábricas de alimentos para humanos.
“Considerando que o propilenoglicol é um aditivo alimentar permitido para alimentos de consumo humano, a Anvisa decidiu publicar uma medida preventiva, proibindo a utilização e determinando o recolhimento dos dois lotes do produto contaminado com etilenoglicol, para evitar que os produtos sejam utilizados na fabricação de alimentos”, informou a agência nesta segunda.
Além da suspensão do produto, a Anvisa ainda determinou o recolhimento dos lotes AD5035C22 e AD4055C21 da substância. A agência frisa que o etilenoglicol encontrado é “um solvente orgânico altamente tóxico que causa insuficiência renal e hepática, podendo inclusive levar à morte, quando ingerido”.
Identificada pelo Ministério da Agricultura como a fornecedora de matéria-prima para a Bassar Pet Food, fabricante de petiscos para cães, a Tecnoclean informou na semana passada que adquiriu a substância propilenoglicol de uma importadora e a revendeu. “A Tecnoclean Industrial Ltda afirma que não fabrica propilenoglicol, tendo comprado da empresa A&D Química Comércio Eireli e revendeu ao mercado nacional como distribuidora”, disse em nota.
Na última sexta-feira, a Bassar Pet Food iniciou o recolhimento de todos os produtos fabricados a partir do dia 7 de fevereiro.
Notícias mais lidas agora
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
- Idoso morre após se engasgar com pedaço de carne no Centenário em Campo Grande
Últimas Notícias
Homem entra na Justiça para ser reconhecido como filho de Leandro, irmão de Leonardo
Coleta de DNA já foi realizada e resultado deve sair ainda este mês
STF libera visita de esposa para lobista suspeito de intermediar venda de sentenças em MS
Lobista foi preso em operação após investigação sobre venda de decisões judiciais
Em Batayporã, nova lei torna obrigatória a instalação de câmeras de segurança em veículos de transporte escolar
Lei n.º 1.367, de 9 de dezembro de 2024, foi publicada no Diário Oficial da ASSOMASUL (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) desta terça-feira (10)
Participou das etapas do Passe? Confira o gabarito preliminar divulgado pela UFMS
Processo seletivo mede o aprendizado dos alunos ao final de cada ano do Ensino Médio.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.