Pular para o conteúdo
Brasil

Secretários recomendam suspensão de cirurgias eletivas por falta de medicamentos

Secretários estaduais e municipais de Saúde recomendaram a suspensão de cirurgias eletivas diante da falta de medicamentos para intubação de pacientes com a covid-19. O adiamento deve ser realizado enquanto não houver regularidade do abastecimento dos medicamentos e diminuição do número de casos e internações pela covid-19. A recomendação de suspensão das cirurgias foi feita […]
Arquivo -

Secretários estaduais e municipais de Saúde recomendaram a suspensão de cirurgias eletivas diante da falta de medicamentos para intubação de pacientes com a . O adiamento deve ser realizado enquanto não houver regularidade do abastecimento dos medicamentos e diminuição do número de casos e internações pela covid-19.

A recomendação de suspensão das cirurgias foi feita pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). As entidades apontam que houve “aumento abrupto” do consumo de medicamentos utilizados na intubação, como sedativos, analgésicos e bloqueadores neuromusculares.

Segundo os secretários, também há dificuldades na reposição de estoque. Documento do Fórum Nacional de Governadores indicou escassez desses medicamentos em 18 Estados. O documento diz que ao menos 11 medicamentos estão em falta ou em baixa cobertura.

Alguns Estados e municípios já suspenderam completamente as cirurgias eletivas diante do agravamento da . Hospitais particulares também estão adiando esses procedimentos. Na capital paulista, a Prefeitura anunciou a suspensão de cirurgias eletivas em hospitais-dia.

Segundo o Conass e Conasems, só devem ser mantidas as cirurgias eletivas inadiáveis – aquelas cuja não realização possa causar dano permanente ao paciente, tais como as oncológicas, cardíacas e os transplantes de órgãos.

Nesta segunda-feira, 22, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) já havia se posicionado a favor da interrupção do agendamento de cirurgias eletivas que utilizem os medicamentos que estão em falta. A intenção é poupá-los para as UTIs desabastecidas e também anestesias para cirurgias de urgência.

O afirmou que a aquisição desses medicamentos “é de responsabilidade de Estados, Distrito Federal e municípios”, mas que, “de forma inovadora”, monitora semanalmente a disponibilidade dos remédios em todo território nacional em reforço às ações da unidades federativas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moradora de MS vítima do ‘golpe da revista’ será indenizada em R$ 12,5 mil

Polícia prende homem que matou jovem a facadas e deixou outro ferido em MS

Maestro João Carlos Martins revela câncer agressivo aos 84 anos

Equipes da Sisep

Após temporal, força-tarefa atua para minimizar estragos da chuva em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

operário time feminino

Operário de MS enfrenta time de MT na estreia da série A3 do Brasileirão

Enteado de 13 anos é suspeito de ferir padrasto com golpe de facão na cabeça em MS

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians expõe falhas a Dorival no Maracanã e é goleado pelo Flamengo

As duas equipes voltam a campo no meio da semana, pela Copa do Brasil. O Corinthians desafia o Novorizontino, enquanto o Flamengo pega o Botafogo da Paraíba

Transparência

Empresa receberá R$ 1,1 milhão para operar o aterro sanitário de Jardim por 3 meses

Serviço contratado por dispensa de licitação pelo Cidema prevê operação do aterro sanitário e o transporte de resíduos sólidos dos municípios que integram consórcio de municípios

Cotidiano

Em meio a crateras, moradores do chácara dos poderes precisam encarar desvio de 5 km

Com a principal via de acesso ao bairro interditada pelas crateras, moradores precisam optar por desvio pelo bairro Noroeste

Mundo

Carro invade festival, atropela 20 pessoas e mata 11 no Canadá

Testemunhas relataram que um veículo preto estava trafegando de forma irregular na área do festival