Brasil

Reprovados pelo Inmetro, dois implantes mamários são suspensos no Brasil

Amostra reprovou em teste de fadiga

Da Redação Publicado em 23/08/2021, às 16h33

None
ilustrativa

Os implantes mamários Implantes Siltex de Coesividade III e Implantes Mamários Siltex Round Gel tiveram suas certificações suspensas temporariamente pelo INMETRO (Instituto Nacional de Normalização Metrológica e Qualidade Industrial) após passarem por um teste mecânico de fadiga, quando apenas uma única amostra apresentou problemas. O teste de fadiga pode ser um indicativo da vida útil do envoltório dos implantes mamários.

“A suspensão pelo INMETRO é um protocolo de segurança até que sejam concluídas todas as análises. Portanto, no momento, não oferece risco às pacientes que utilizam esses dois produtos. Por isso, sempre enfatizo a importância do relacionamento entre paciente e médico para que em momentos como esse ela possa se informar com o seu cirurgião plástico”, explica Dr. Fernando Amato, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O especialista conta ainda que, apesar de raro, pode haver ruptura do implante mamário com o passar dos anos e, mesmo não existindo prazo de validade, é importante um seguimento com o cirurgião plástico. As trocas dos implantes podem ocorrer a cada 10 anos. “Antes de se submeter à cirurgia de colocação de implante de mamário, é imprescindível tirar todas as dúvidas com o seu médico”, alerta Dr. Amato

Jornal Midiamax