Prestes a ser realizado, método de vestibular da UFMS é questionado por grupo de professores
Professores querem cartilha de redação e que a universidade estabeleça uma nota de corte para correção da prova discursiva
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um grupo de professores de cursinhos pré-vestibulares de Campo Grande está questionando o método de avaliação do vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O caso não é novo e já foi até judicializado, em 2020, por um dos professores, Sérgio Campos, que dá aula de redação, e continua sendo questionado este ano. A prova será realizada no próximo dia 5 de dezembro.
Este ano, o mesmo grupo de professores somados a pais de alunos e alunos enviaram duas cartas abertas à reitoria da universidade, solicitando que alguns pontos fossem readequados para o vestibular de 2022.
O grupo pede basicamente duas mudanças principais: a primeira a produção de uma “cartilha de redação aos candidatos”, com exemplos de redações de edições de processos seletivos anteriores e orientações para produção de texto adequada às expectativas da banca avaliadora dos exames da UFMS e UEMS (esse modelo de Cartilha ocorre com o ENEM/INEP) e a segunda o alinhamento aos principais vestibulares do Brasil (Fuvest, UFGD, Unemat, UEL, UNESP), adotando nota de corte para a correção das redações.
“Dessa forma o volume de redações vai diminuir, melhorando a qualidade da correção dos membros da banca que corrige a prova”, disse o professor Sérgio sobre o segundo o ponto.
Em nenhuma das solicitações houve resposta, por isso o grupo prepara uma terceira carta ainda na esperança de que alguma mudança ocorra antes do dia 5 de dezembro. “A nossa maior dificuldade é preparar o aluno para a prova da UFMS porque nunca sabemos os critérios”.
O que diz a universidade
A UFMS se defende dizendo que para o processo seletivo de 2022 foi criado o Manual do Candidato, uma cartilha que apresenta a Universidade, seus campi e cursos, e explica detalhadamente os dois meios de ingresso próprios (Vestibular UFMS e PASSE), bem como o Sisu.
“Além disso, o Manual também aponta para o conteúdo programático das provas e inova ao dar orientações e dicas para a redação. Nele também é explicado como a redação é avaliada”, diz trecho da nota enviada ao Midiamax. O Manual do Candidato – Vestibular e PASSE 2022 está disponível neste link.
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Homem de 34 anos é encontrado morto dentro de casa em Corumbá
Corpo foi encontrado na manhã desta sexta
Evento de comediante causa congestionamento na 14 de Julho
Congestionamento no final da Rua 14 de Julho, região central de Campo Grande
Novorizontino perde para o Amazonas e tem liderança ameaçada na Série B
O resultado é bom para o Santos, que pode reassumir a liderança
Antes de falecer em casa, idoso de 106 anos diz ao filho que iria ‘partir’
Idoso de 106 anos faleceu em casa em bairro de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.