O município de São Bernardo do Campo passará, a partir desta quinta-feira (1º), a encaminhar ao final da fila de ção as pessoas que tentarem escolher a marca da vacina contra a que irão receber.

O anúncio, feito pelo prefeito do município, Orlando Morando (PSDB), pretende barrar os “sommeliers de vacina”, como vem sendo chamadas as pessoas que se recusam a receber o imunizante de determinada marca.

“A partir de amanhã (o anúncio foi feito na quarta), quem se recusar, você está cadastrado, quem se recusar a tomar a vacina que está disponível naquele posto vai ser submetido um documento para que você assine. Se você se recusar a assinar, duas testemunhas que estão trabalhando assinarão, dando fé. E estas pessoas que se recusarem a tomar a vacina no dia serão submetidas para o fim da campanha de imunização”, pontuou o chefe do Executivo municipal.

Segundo Morando, 200 pessoas se recusaram a receber imunizante por causa da marca na última terça-feira (29). Pensando nesses casos, o prefeito afirmou: “Você vai tomar a sua vacina quando nós vacinarmos o último adulto de 18 anos”. “Insisto que vacina não é para escolher. Você lembra a marca da vacina que tomou de gripe? Não lembra”, disse pouco depois na live.

Ainda nas palavras do prefeito, “aqui ninguém faz nada obrigado. Mas também é um direito nosso te colocar no fim da fila porque você tem o direito à sua vacina, você não está tomando porque você não quer. Agora, escolher vacina nós não vamos permitir”.

*Com informações do SBT.