Há 199 anos, às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil de Portugal. Nesta terça-feira, 7 de setembro, feriado nacional, o Palácio do Planalto, local de trabalho da Presidência do Brasil – onde está situado o Gabinete do Presidente da República – alterou sua foto do perfil para celebrar a data.

Nos comentários, a comemoração anuncia o bicentenário da Independência brasileira, que ocorrerá em 2022. “Soberania é Liberdade”, diz a imagem de capa na conta oficial do Planalto. Nos comentários, muita gente aproveitou para criticar o governo.

“O pior Presidente da história desse País…”, opinou um internauta. “Bolsonaro conseguiu resgatar o patriotismo da grande maioria dos Brasileiros”, comentou outro. “Respeitar a Constituição Federal, a Democracia e o povo também é. Fato que o atual governo Bolsonaro não está fazendo”, disse um terceiro.

O anúncio antecipado do bicentenário (200 anos), quando, na verdade, a Independência está completando 199 anos, confundiu a web. “Já estamos em 2022?”, questionou uma internauta. “Viajamos no tempo pra 2022? Se bem que pra esse governo esse é o menor dos erros”, indagou outra. “Estamos em 2022 já?”, perguntou um terceiro.

Opiniões nas novas fotos do perfil do Planalto se dividiram entre apoiadores e críticos do Governo. “Balela pra boi dormir essa foto!! Brasil tá de luto!”, escreveram alguns. “Planalto soberania onde que nem tem água ? soberania que deixa 500 mil pessoas morrerem, para um país ser soberano precisa de um líder soberano, vocês são inúteis”, acredita outra.

“Que o Presidente não sabe governar nada já sabemos, 3 casamentos fracassados, 4 filhos com nome sujo, o País um Caos. Agora temos que aguardar para a nação colocá-lo no seu devido lugar”, disparou uma internauta. “Parabéns para nosso Brasil. Nosso país é maior que qualquer ideologia. Nossa casa, nosso chão, nosso Patrimônio Cultural”, elogiou um.