Um menino maranhense é presenteado com uma árvore de , após ter fotografaria viralizada nas redes sociais. Gabriel Silva, de 12 anos encontrava um objeto natalino, mas sujo e destruído em meio ao lixão de Pinheiros, no Maranhão, quando foi fotografado.  A imagem causou uma grande comoção nas redes, algumas pessoas fizeram uma vaquinha, para comprarem uma árvore nova e presenteá-lo.

[Colocar ALT]
Caption

Em uma reportagem, exibida pelo Fantástico, Gabriel afirmou ser a primeira árvore de Natal que ganhou em sua vida.

No momento em que foi fotografado, a criança estava ajudando sua mãe na coleta de lixo, rotina comum para muitas famílias do Brasil. Quem tirou a foto foi João Paulo Guimarães, no último dia 8.

“Ele mostrou pra mãe dele, Dona Maria, e fez os planos de ajeitar pra Dezembro e colocar na sala de casa. Gabriel guardou dentro de uma caixa a árvore, voltou para procurar comida e depois veio buscar a árvore pra levar pra casa. Ele ficou muito feliz. Eu também fiquei muito feliz por ele. Parei de fotografar na hora. Não dava pra enxergar nada com tanta lágrima”. Postou o fotografo em seu Instagram.

A prefeitura da cidade realizou uma audiência pública, no dia 10 de novembro, com objetivo de oficializar a criação da Associação de Catadores de Pinheiro.

João concluiu com muita alegria “Já é Natal. Graças aos humanos daqui, já é Natal. Obrigado, gente” após compartilhar uma foto com Gabriel ao lado de sua árvore nova.

 

O fim dos lixões no Brasil

Segundo a Abetre (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes) o encerramento de lixões é uma prioridade  do programa Lixão Zero, lançado em 2019 pelo Ministério do Meio Ambiente. Este ano foram desativados 20 lixões, mas inda existem no país 2.612 em operação, incluindo de Pinheiros. O mapeamento dessas áreas será feito pelo Programa Nacional de Recuperação de Áreas Contaminadas.