As mais de 720 doses da que haviam sido armazenadas de forma irregular no Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio, são seguras para uso e não precisarão ser descartadas. A garantia é da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), amparada em análise da . “O Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde da (INCQS/Fiocruz) analisou os relatórios do ocorrido e informações técnicas do fabricante da e considerou que há segurança para o uso das doses em questão”, informou a SMS nesta terça-feira, 2.

Segundo a pasta, o órgão da Fiocruz recomendou que a aplicação dessas doses seja feita no período de até duas semanas. A secretaria informou que recebeu o documento liberando o uso das vacinas na segunda-feira e que está decidindo para onde elas serão enviadas.

O lote com mais de 720 doses da Coronavac correu o risco de ser descartado devido a uma queda de energia ocorrida no dia 24 do mês passado no Hospital Federal de Bonsucesso, onde estavam armazenadas. Isso porque a vacina precisa ficar guardada em uma temperatura entre 2ºC e 8ºC. Como elas ficaram um período sem a devida refrigeração, havia o temor de que a qualidade tivesse ficado comprometida.