O ministro ressaltou a busca por um programa de vacinação contra a covid-19 robusto no Brasil, com tentativa de antecipação de entrega de doses. “Acredito fortemente que o caráter pandêmico dessa doença só será cessado com eficiente campanha de vacinação É por isso que trabalho todos os dias no Ministério da Saúde para prover mais doses de vacinas, para acelerar nossa campanha”, afirmou o ministro, pontuando que, da população vacinável, 30% tomou a primeira dose, e 14,3% receberam as duas doses. “Teremos, na nossa população vacinável, todos vacinados até o fim do ano”, repetiu Queiroga.

Outra questão muito cobrada do ministro no primeiro depoimento, uma campanha publicitária para incentivar a vacinação e a adoção de medidas não farmacológicas, como distanciamento social e uso de máscara, também foi mencionada por Queiroga aos senadores.

O ministro ainda disse que o cenário sanitário “não é tranquilo” “Mas houve queda paulatina no número de óbitos. Aumento de casos pode levar a aumento de óbitos, estamos vigilantes”, afirmou Queiroga.