Casal de idosos residente em asilo do RJ recusa vacina contra coronavírus

Após a oficialização do início da vacinação contra o novo coronavírus, um casal de idosos que residem em um asilo no Rio de Janeiro, que será contemplado com a primeira fase, se recusou a ser imunizado. A reação da maioria no local foi de alegria, choro e comemoração, mas um casal ligou para sua família […]
| 19/01/2021
- 19:49
Casal de idosos residente em asilo do RJ recusa vacina contra coronavírus
(Foto: Governo do Estado de São Paulo) - (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Após a oficialização do início da ção contra o novo coronavírus, um casal de idosos que residem em um asilo no Rio de Janeiro, que será contemplado com a primeira fase, se recusou a ser imunizado. A reação da maioria no local foi de alegria, choro e comemoração, mas um casal ligou para sua família para saber se deveriam ou não participar e chegaram a conclusão que não querem receber a vacina.

Mesmo sendo minoria, esse tipo de decisão está gerando discussões até mesmo jurídicas. O asilo Recreio dos Anciões, fica localizado no bairro Tijuca, atende 154 idosos que moram no local e foi uma das 10 instituições de Longa Permanência contemplados com a primeira fase da vacina.

A autorização dos familiares não é necessária para realizar a vacinação, apenas em casos de demência ou interdições judiciais. Mas mesmo assim, o asilo enviou um comunicado informando sobre o início da vacinação e em caso de recusa, o paciente ou familiar precisa assinar um termo de responsabilidade.

O asilo informou que os filhos ficaram receosos de darem a vacina, pois o pai fez uma no dente agora e a mão passará por uma checagem no cardiologista. A instituição afirmou que até o momento, não pode fazer nada, pois a vacina precisa ser aplicada com consentimento.

A diretora do Recreio dos Anciões apenas informou que vai comunicar o Ministério Publico do Rio de Janeiro. “Por enquanto, esse foi o único posicionamento contrário à vacina dentro do asilo, disse Debora.”

Veja também

Os gastos eleitorais devem ser definidos por lei própria elaborada no Congresso

Últimas notícias