Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reúnem, nesta terça-feira de feriado, na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio. O chefe do Executivo convidou a população a ir às ruas em comemoração ao 199° aniversário da independência do Brasil e as manifestações têm uma pauta antidemocrática, com ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Congresso.

Em imagens vistas pelas redes sociais, é possível notar o desrespeito ao distanciamento social e a falta de uso de máscara, ou o uso incorreto, por alguns pedestres. Os manifestantes estavam de verde e amarelo e carregavam bandeiras do Brasil.

Já no Centro do Rio, manifestantes se concentram na Rua Uruguaiana, no trecho próximo à Avenida Presidente Vargas, para um novo ato contra Bolsonaro. A maioria dos participantes usa máscara e há pontos de aglomeração.

Os manifestantes carregam bandeiras com “Fora, Bolsonaro” e apresentam demandas diversas por cultura e educação, contra privatizações. Muitos carregam bandeiras de partidos de oposição ao governo, como PT e PCdoB, além de movimentos sociais. Além disso, Centrais sindicais também apoiam a manifestação.

*Com informações Jornal Meia Hora