STF irá julgar legalidade de soltura de André do Rap
Está agendado para esta terça-feira (13), o julgamento dobre a soltura do narcotraficante André do Rap, um dos líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital). A data foi agendada pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, o mesmo que suspendeu a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, também do STF, que culminou na […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Está agendado para esta terça-feira (13), o julgamento dobre a soltura do narcotraficante André do Rap, um dos líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital). A data foi agendada pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, o mesmo que suspendeu a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, também do STF, que culminou na soltura de André do Rap.
No julgamento marcado para amanhã, o plenário irá decidir se a decisão de Luiz Fux será confirmada ou não, conforme publicado no portal Terra. No momento, o narcotraficante está foragido, após sua soltura.
O ministro Marco Aurélio usou um trecho novo aprovado na legislação brasileira, aprovado em 2019 pelo Congresso e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro no chamado pacote anticrime, para justificar a soltura de André do Rap.
Com esse novo trecho, o Código de Processo Penal estabelece que a prisão preventiva deve ser reavaliada pelo juiz a cada 90 dias, sob pena de se tornar ilegal.
Neste caso, onde a soltura do narcotraficante foi decidida sem que a Procuradoria-Geral da República tenha tido a oportunidade de se manifestar, gerou críticas ao ministro Marco Aurélio.
Apesar das críticas, há aqueles que defendem a decisão do ministro, alegando que ele apenas aplicou o que estava escrito na lei, formando críticas ao Ministério Público deveria ter pedido a prorrogação da prisão.
No julgamento desta quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República defenderá o restabelecimento da prisão, como decidido por Fux, apontando o risco à ordem pública, com a passividade de que André do Rap retome o comando da facção criminosa.
Notícias mais lidas agora
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
- Candidata em MS foi eleita prefeita com quatro votos de diferença
- ‘Presidente, o senhor errou’, Tereza Cristina manda recado a Bolsonaro após derrotar candidato do PSDB em MS
- Lembra deles? De Trutis a Picarelli, confira políticos que não se elegeram vereadores em Campo Grande
Últimas Notícias
Ex-marido estupra e ameaça jogar mulher e bebê de carro em movimento em Campo Grande
Mulher conseguiu fugir de casa para pedir ajuda enquanto homem dormia
Traficante preso em Campo Grade com cocaína foi executado na fronteira com 21 tiros
Brasileiro foi executado em frente a frente ao Cemitério Municipal de Pedro Juan Caballero
Atirador invade hospital e mata adolescente suspeito de assassinar Elielson para roubar carro
Adolescente participou com mais dois garotos de roubo em Goiás
[ BASTIDORES ] Corrida eleitoral em Campo Grande queimou calorias
Eleições seguem, mas os planos para 2026 já começaram
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.