No domingo, 18, serão exibidas produções destinadas, principalmente, ao público infantil na sessão do Autocine UFMS: Cordilheira de Amora II, Ser criança em e A princesa pantaneira, além de vídeo com contação de histórias pelo grupo de arte DEAC.

Moradora da Aldeia Amambai, no Mato Grosso do Sul, perto da fronteira do Brasil com o Paraguai, uma indiazinha Guarani Kaiowá, Carine Martines, de 9 anos, transforma seu quintal num experimento do mundo. Contando com folhas, tijolos, pedaços de papel, madeira e plástico, ela cria histórias e personagens que alargam sua solidão em brincadeiras, sonhos e projetos. Essa é a sinopse do documentário Cordilheira de Amora II, dirigido por Jamille Fortunato. A duração é de 12 minutos.

Ser criança em Campo Grande traz duas crianças que contam seu dia vivido na capital. Elas imaginam a cidade governada por crianças super-heroínas, com chuva de doces e balas, transformada em uma docelândia, sorvetelândia e guaranalândia e declaram o seu amor pela cidade. A animação tem duração de cinco minutos e foi dirigida pela professora da Faculdade de Educação da UFMS Constantina Xavier, que também produziu o A princesa pantaneira, que conta a história de uma princesa que vive no sul-mato-grossense. O filme foi produzido com alunos do quinto ano da escola Escola Municipal Abel Freire de Aragão e tem duração de nove minutos.

“É uma alegria ter dois dos nossos em exibição no Autocine UFMS. Os filmes foram produzidos em projetos de extensão realizados em escola pública municipal e contou com a participação efetiva de crianças em todo o processo, do roteiro ao planejamento da edição. Os filmes trazem as histórias regionais para a tela, expondo a experiência de vida em Campo Grande, no filme Ser criança em Campo Grande, e das aventuras da Princesa Pantaneira que toma uma poção mágica de guavira e se transforma na Super Princesa Pantaneira.

Seu reino é no Pantanal, como chipa e toma tereré. É aventureira e muito corajosa. Os filmes trazem realidades próximas das vividas pelas crianças daqui. É muito importante para elas se identificarem com personagens que vivenciam experiências em lugares próximos aos da sua existência, compartilhando gostos, saberes e trazendo o protagonismo das crianças para o cinema” fala a professora Constantina. Os dois filmes integram o acervo do projeto de extensão Brincar de fazer cinema com crianças. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

A reativação do Autocine UFMS foi possível por meio de iniciativa conjunta da UFMS, da Fundação de e Governo de Mato Grosso do Sul, contando ainda com o apoio do Serviço Social do Comércio de .

Ingressos

Os ingressos são limitados e podem ser retirados de terça a quinta-feira, das 8 às 17h, na Praça dos Imigrantes. Estudantes e servidores da UFMS podem concorrer a ingressos especiais. Para participar, é necessário estar logado em uma conta de e-mail da UFMS (passaporte) e preencher um formulário. Servidores podem acessar o formulário clicando aqui. Já os estudantes devem preencher outro formulário disponível aqui. O sorteio será realizado nesta sexta-feira, 16, às 11h, por meio do https://sorteador.com.br/ e transmitido ao vivo no perfil da UFMS no .

O sorteio é fruto de uma parceria entre as pró-reitorias Proece, de Assuntos Estudantis e de Gestão de Pessoas. Segundo o chefe da Coordenadoria de Cultura e Esporte, da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Junior Silva, a retirada dos ingressos deve ser feita também na sexta-feira, 16, impreterivelmente, das 14h às 17h, no portão do Autocine, mediante a apresentação de um documento com foto. “Os ingressos dos servidores e estudantes contemplados no sorteio que não forem retirados serão repassados a outros interessados”, explica. (Informações da assessoria)