Com o objetivo de pagar inscrições do (Exame Nacional do Ensino Médio), a pessoas negras em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que não conseguiram quitar suas inscrições, podcasters cearenses e seus apoiadores criaram a ação voluntária ‘Pretos no Enem'.

Trata-se de uma ação voluntária, espontânea e prática, que surge em meio a protestos em todo mundo contra o . Até a manhã desta segunda-feira (8), mais de 20 mil voluntários já tinham se disponibilizado a pagar inscrições. Para participar da ação, basta preencher o formulário, que contém apenas dois itens (quantos boletos quer pagar e contato). Clique aqui para participar.

Para Luan Alencar, um dos cerca de 60 voluntários que estão organizando a ação, o único critério é a confiança mútua. “Se você se identifica como uma pessoa negra e não conseguiu pagar sua inscrição do ENEM, basta entrar em contato com a gente e o pagamento será feito de acordo com a quantidade de voluntários que forem chegando. Não há transferência de dinheiro, taxa ou qualquer movimentação financeira. O que existe é a emissão do boleto de inscrição do Enem que checamos a autenticidade e o pagamos esse boleto”, explica.

O passo seguinte da ação é receber os boletos a serem pagos, o que já começou a acontecer. Parcerias estão sendo fechadas, também voluntariamente, para fazer a conexão entre os voluntários que vão pagar o boleto e as pessoas a serem beneficiadas. Pessoas que se encaixam no perfil a serem ajudadas, também podem entrar em contato individualmente por mensagem direta no : @pretosnoenem; pelo Twitter: @pretos no enem e no site.