Pular para o conteúdo
Brasil

Presidente da Argentina e Bolsonaro marcam reunião em março

O presidente Jair Bolsonaro deve se encontrar com seu colega argentino, Alberto Fernández, no início de março. A ideia é realizar uma reunião bilateral durante a viagem que os dois farão para a posse do novo presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou A informação é do chanceler argentino, Felipe Solá, que esteve ontem com Bolsonaro no […]
Arquivo -
Agência Brasil
Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro deve se encontrar com seu colega argentino, Alberto Fernández, no início de março. A ideia é realizar uma reunião bilateral durante a viagem que os dois farão para a posse do novo presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou A informação é do chanceler argentino, Felipe Solá, que esteve ontem com Bolsonaro no Palácio do Planalto.

De acordo com Solá, a proposta partiu de Bolsonaro, que afirmou que gostaria de falar reservadamente com Fernández. “Falamos sobre o futuro, falamos sobre a possibilidade de que se encontrem (Bolsonaro e Fernández) em 1º de março no ”, disse – data da posse de Lacalle Pou.

No ano passado, durante a eleição presidencial , Bolsonaro e Fernández trocaram críticas. No entanto, passada a disputa, Bolsonaro convidou o argentino para vir ao Brasil. Na visão de Solá, o encontro no Uruguai funcionaria como “um passo intermediário”.

O chanceler também disse que os dois concordaram que, quando se trata do Mercosul, Brasil e Argentina não querem “olhar para trás”. “O Mercosul deve ser renovado, olhar para o mundo, e apoiamos o acordo do Mercosul com diferentes regiões”, declarou Sola.

Mais cedo, no Itamaraty, ao lado do chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, Solá disse que a Argentina adotará uma posição “pragmática e realista” nas relações bilaterais com o Brasil.

A relação entre os presidentes ficou estremecida quando, no ano passado, Bolsonaro declarou apoio à reeleição de Mauricio Macri e fez ataques à vice na chapa de Fernández, a ex-presidente Cristina Kirchner.

Por sua vez, Fernández publicou após sua vitória uma foto com apoiadores fazendo um “L” com a mão, símbolo usado por petistas em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em declaração conjunta após o encontro, Solá e Araújo reafirmaram compromisso de fortalecimento do Mercosul e apoios na áreas de segurança e no combate ao crime organizado.

Solá indicou que o governo de Fernández não colocará barreiras para o avanço do bloco para o restante do mundo. “Entendemos que o Mercosul, para crescer, precisa fazer acordo para o livre-comércio com outros países. Israel, América Central, Líbano, Cingapura. Temos de ter a mente aberta para os acordos e vamos tratar de não ser um entrave”, disse.

Ele afirmou ainda que fez um relato das dificuldades econômicas na Argentina e pediu ajuda ao Brasil. “Pedimos aos irmãos brasileiros que nos apoiem com o FMI para termos tempo para crescer e pagar dívida. Não vamos dar o calote.”

Negociações

Em 2019, o Mercosul encerrou suas negociações de parcerias comerciais com a (UE) e com a Associação Europeia de Livre-Comércio (Efta), que reúne também Noruega, Suíça e Islândia.

Por sua vez, Araújo disse que tem a “convicção e a expectativa de contar com a parceria da Argentina para consolidação do Mercosul”. “Brasil e Argentina estão na mesma página em crescimento, segurança e valores democráticos”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso que ficou preso nas ferragens após acidente na BR-158 morre cinco dias depois em hospital  

Discussão acaba com rapaz esfaqueado no tórax por tio e socorrido em estado grave para a Santa Casa 

israel

Itamaraty reforça alerta para que brasileiros não viajem a Israel

Motociclista é preso com 5,7 quilos de cocaína em tanque de veículo na BR-262

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

cpi joão resende frota velha

Na CPI, Consórcio Guaicurus admite que ônibus circulam sem seguro exigido em contrato

ataque onça pantanal 2

Ataque e morte de Jorginho por onça no Pantanal teve motivação; saiba qual

Flamengo supera gols perdidos, bate o Espérance com futebol bonito e assume liderança do grupo

Últimas Notícias

Polícia

Idoso é preso ao tentar estuprar menina com deficiência intelectual em Campo Grande 

Idoso arrastou menina para sua casa

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Deputada Daniela Reinehr requereu visita de membros de comissões à Holanda

Um tour europeu

Bastidores

[ BASTIDORES ] Começou com ameaça e terminou em choro

Tensão A CPI do Consórcio teve momentos de tensão no começo da oitiva de João Resende. Após deixar o cargo de diretor presidente das empresas, o senhor de 65 anos permaneceu na diretoria. Em diversos momentos, ameaçou ficar quieto durante a oitiva. Críticas Entre uma resposta ou outra, fez questão de afirmar que os vereadores … Continued

Sérgio Cruz - O dia na história

1867 – Taunay deixa o Aquidauana de volta ao Rio

Encerrada oficialmente a retirada da Laguna, o tenente Taunay deixa o Porto Canuto