A média móvel de mortes causadas por covid-19 no Brasil ficou em 776 vítimas nesta terça-feira, 22. Esse tipo de média leva em consideração dados dos últimos sete dias para corrigir distorções provocadas pelas variações nos registros. Nas últimas 24 horas, o País registrou 963 novos óbitos pela doença, com 55 799 novos diagnósticos confirmados.

Os dados são reunidos pelo consórcio de veículos de comunicação a partir dos registros das secretarias estaduais de Saúde. O consórcio é formado pelo Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL. No total, o Brasil já chegou a 188.285 mortes desde o início da pandemia, em meio 7.320.020 casos confirmados.

De acordo com o , 6.354.972 pessoas já se recuperaram da doença, de um total de 7.318.821 casos confirmados. Os dados da pasta diferem dos registros do consórcio em razão da metodologia de coleta. O ministério diz ainda que 188.259 óbitos causados pela covid-19, 968 nas últimas 24 horas.

O País vive uma nova alta nos casos, internações e mortes. A situação tem feito cidades voltarem a adotar medidas restritivas O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira um novo período de fase vermelha em datas próximas ao Natal e ao ano-novo. Conheça aqui como funcionarão as medidas.

A expectativa do Ministério da Saúde é que, nos próximos meses, o País tenha acesso a 258,4 milhões de doses de várias vacinas contra o . O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, disse que parte desse volume já começa a chegar a partir de janeiro. É esperada para esta quarta-feira, 23, informações sobre a eficácia da Coronavac.

Consórcio dos veículos de imprensa

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no . A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.