Mapa pede que alerta sobre alimentos ultra processados seja retirado do Guia de Alimentação da População Brasileira
O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) pediu para que o Guia Alimentar para a População Brasileira seja “revisado urgente”, por fazer alertas sobre recomendações de alimentos industrializados. O Mapa também criticou os alimentos in natura e ainda chamou o guia de “um dos piores do mundo”. O pedido de revisão foi feito na […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) pediu para que o Guia Alimentar para a População Brasileira seja “revisado urgente”, por fazer alertas sobre recomendações de alimentos industrializados. O Mapa também criticou os alimentos in natura e ainda chamou o guia de “um dos piores do mundo”.
O pedido de revisão foi feito na última terça-feira (15), quase dois meses após a ministra Tereza Cristina ter feito uma reunião com o presidente executivo da Abia (Associação Brasileira de Indústria de Alimentos), João Dornellas.
O Ministério emitiu uma nota técnica criticando a classificação do Guia ao separar produtos em quatro níveis de processamento. Em um deles – o dos alimentos ultra processados – o alerta é para os riscos em açúcares, sódio e gordura para composições industriais.
Segundo a pasta, “pesquisas demonstram que não existem evidências de que o valor nutricional e saudabilidade de um alimento estejam relacionados aos níveis de processamento”.
Na nota técnica, o Mapa ainda chama a o guia alimentar brasileiro de “um dos piores do mundo”, contrariando a avaliação feita por instituições internacionais que o desenvolveram.
Outro lado
De acordo com o Nupens/USP (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo), que ajudou o Ministério da Saúde a formular as diretrizes, organismos técnicos das Nações Unidas, como FAO, OMS e Unicef “consideram o guia brasileiro um exemplo a ser seguido”.
O grupo de pesquisadores diz ainda que as diretrizes do País inspiraram os guias alimentares de nações como Canadá, França e Uruguai.
O Nupens/USP afirmou ser “absurda e desrespeitosa” a avaliação do guia alimentar feito pelo Mapa e disse confiar o que o Ministério da Saúde e a sociedade brasileira “saberão responder à altura ao que se configura como um descabido ataque à saúde e à segurança alimentar e nutricional do nosso povo”.
(Com informações do Estadão Conteúdo)
Notícias mais lidas agora
- Dona de bar é espancada e estuprada por falso cliente: ‘Deixa eu fazer tudo, senão vou te matar’
- Com ponto facultativo, próximo ‘feriadão’ em MS só em novembro, e com ressalvas
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
- Mulher sofre fratura no braço após ser ‘fechada’ por veículo durante ultrapassagem no Indubrasil
Últimas Notícias
Michelle Bolsonaro vem a Campo Grande para evento com mulheres conservadoras na quinta-feira
O evento acontece às 10h na Aliançados Arena na Avenida Mato Grosso
Apesar de ameno, MS permanece liderando ranking de altas temperaturas e baixa umidade
Calor chegou a máxima de 40°C no pantanal sul-mato-grossense
Tecnologia transformou aprendizado, mas uso excessivo do celular ainda é desafio para professores
A sala de aula, antes restrita a livros e quadros, agora é um ambiente conectado, mas esse avanço também trouxe desafios aos professores
Volta do horário de verão será decidida nesta terça-feira pelo Governo Federal
Vale lembrar que, desde 2019, o Brasil não conta com o horário de verão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.