O ex- José Mentor (PT), de 71 anos, faleceu na madrugada deste sábado (25), em , vítima da Covid-19. O político estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital 9 de Julho há 10 dias.

O irmão do deputado, Antonio Mentor, e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), postaram mensagens sobre o falecimento nas redes sociais.

Mentor era advogado e foi deputado federal por quatro legislaturas, entre os anos de 2003 e 2019. O político também foi vereador da Câmara Municipal de São Paulo de 1993 a 2003.

Em maio de 2017, o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou denúncia contra o ex-deputado em inquérito aberto na Operação Lava Jato. A investigação, aberta em março de 2015, apontou indícios de que o parlamentar petista atuou em crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Em outubro de 2018, o ministro , do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou a denúncia da Procuradoria Geral da República. Celso de Mello entendeu que não foram apresentados elementos mínimos contra o parlamentar. Com isso, o ministro concedeu o chamado “ de ofício” para arquivar o caso.