A Fiocruz admitiu nesta quinta-feira, 14, que emitiu os laudos dos exames para feito em amostras vindas do gabinete da Presidência da República, “de acordo com as condições de recebimento do material biológico remetido para análise”, ou seja, sem a identificação do paciente.

O laudo do exame de covid-19 feito na Fiocruz e apresentado nesta quarta-feira, 13, pelo presidente Jair Bolsonaro à Justiça trazia apenas como identificação o número 05, sem nome do paciente ou número do documento.

Em nota divulgada na tarde desta quinta, 14, a instituição esclareceu que “os laudos são emitidos regularmente com a identificação do paciente, em atendimento à norma ABNT-ISO-IEC 15189, adotada no escopo do Sistema da Qualidade do Laboratório de Respiratórios e do Sarampo (Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz)”.

Entretanto, ressaltou a instituição, “especificamente em relação à análise citada, foram recebidas amostras rotuladas numericamente. Considerando o cenário da pandemia de covid-19 em curso, com os primeiros casos sendo identificados no Brasil, à época, e a solicitação advinda do gabinete da Presidência da República, a Fundação emitiu os laudos de acordo com as condições de recebimento do material biológico remetido para análise”.