Europa se prepara contra epidemia de coronavírus após 7 mortes na Itália
Por Karina Campos com Agência Brasil A Itália já confirmou sete mortes causadas pelo coronavírus – todas as vítimas idosas e com alguma patologia – e cerca de 231 casos da contaminação. Equipes da OMS (Organização Mundial de Saúde) e de Roma estão organizando uma reunião com ministros da saúde europeia para evitar a epidemia. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Por Karina Campos com Agência Brasil
A Itália já confirmou sete mortes causadas pelo coronavírus – todas as vítimas idosas e com alguma patologia – e cerca de 231 casos da contaminação. Equipes da OMS (Organização Mundial de Saúde) e de Roma estão organizando uma reunião com ministros da saúde europeia para evitar a epidemia.
Conforme a Agência Brasil, o País elevou de 8 para 16 os países suspeitos de contaminação pelo vírus. A lista menciona Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China. Com a atualização, Alemanha, França, Austrália, Filipinas, Malásia, Irã e Emirados Árabes, além da Itália, entraram também.
Agora, dentro da definição, as pessoas que viajaram para estes países nus últimos 14 dias, e que apresentarem sintomas como febre, tosse, falta de ar ou algum sintoma gripal, deve procurar imediatamente auxílio médico.
“Não estamos fazendo nada diferente do que vínhamos fazendo com outros países. O que estamos fazendo é ampliar a capacidade de identificação do vírus no território nacional a partir do histórico de pessoas que foram para esses países”, disse o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira.
Ainda segundo o secretário, com a nova atualização, os profissionais que trabalham em locais de fluxo de entrada de pessoas no país, como em aeroportos e portos, devem prestar mais atenção nos viajantes que desembarcam no Brasil e que estejam apresentando alguns sintomas de doenças respiratórias.
Não há nenhuma recomendação do governo para que as pessoas evitem viajar para os países suspeitos, assim como a Comissão europeia que descartou restabelecer o controle das fronteiras.
Com o aparecimento do coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e o Ministério da Saúde, tiveram que atualizar todos os critérios de doação de sangue, como uma ação preventiva. A triagem clínica que já incluía analise de dengue, chikungunya e zika, agora inclui o Covid-19 e outras variações de síndrome respiratória aguda.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
- Mulher sofre fratura no braço após ser ‘fechada’ por veículo durante ultrapassagem no Indubrasil
- Família de Begèt de Lucena precisa de doações para custos de tratamento; saiba como ajudar
- ‘Trecho crítico’ da BR-163 registra duas mortes em menos de uma semana em Campo Grande
Últimas Notícias
Após escândalo e prisão, associados decidem destituir Cezário da Federação de Futebol de MS
Placar foi de 44 votos a favor da destituição e outros 21 pela manutenção de Francisco Cesário de Oliveira no FFMS
Condenado por estuprar menina de 8 anos é preso em Campo Grande
Criminoso estava foragido desde setembro
Defesa de Cezário deve pedir nulidade de atos de assembleia que pode ‘demitir’ ex-dirigente
Advogado alega que assembleia desrespeita estatuto e que não há formalização de denúncia por parte da FFMS
Foragido, trio é denunciado pelo MPMS por execução de Magnos com mais de 10 tiros no Jardim Colúmbia
Motivo da execução seria um acidente com morte pelo qual Magnos estava sendo ameaçado por ciganos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.