Estado do RJ e capital de SP decretam estado de emergência devido ao Coronavírus

O aumento dos casos de Covid-19, o novo coronavírus, e a constatação de transmissão comunitária nos territórios levou o governo estadual do Rio de Janeiro a decretar a situação de emergência. O decreto do governador Wilson Witzel também traz uma série de recomendações e determinações para o combate a pandemia. No transporte público, por exemplo, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O aumento dos casos de Covid-19, o novo coronavírus, e a constatação de transmissão comunitária nos territórios levou o governo estadual do Rio de Janeiro a decretar a situação de emergência.

O decreto do governador Wilson Witzel também traz uma série de recomendações e determinações para o combate a pandemia. No transporte público, por exemplo, fica proibido por um período de 15 dias o uso de passe livre por estudantes. Além disso, ônibus, barcas, trens e metrô terão de reduzir o transporte de passageiros a 50% da capacidade de lotação.

O decreto recomenda ainda restrição de funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes a 30% da capacidade de lotação; fechamento de academias e centros de ginástica; fechamento de shopping centers e centros comerciais; restrição a frequentar praia, lagoa, rio e piscina pública; restrição a voos com origem em Estados e países com emergência decretada ou circulação de coronavírus confirmada; e restrição a atracação de cruzeiro com origem em estados e países com emergência decretada ou circulação de coronavírus confirmada.

São Paulo

Já na cidade de São Paulo, o prefeito Bruno Covas reconheceu o estado de emergência, que permite a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao combate ao Covid-19.

O decreto paulistano determina, também, que eventos privados que precisam de alvará estão cancelados, assim como equipamentos culturais. Covas também suspendeu o rodízio na cidade a partir desta terça-feira (17), por tempo indeterminado.

Assim como em Campo Grande (MS), servidores municipais com mais de 60 anos e aqueles em tratamento oncológico poderão trabalhar de casa. Ônibus municipais deverão ser higienizados todo final de linha para voltarem a circular.

Conteúdos relacionados

lula