Está ‘longe’ do desespero quadro do novo coronavírus no Brasil, diz Mandetta
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), disse que não causa “desespero” a situação do novo coronavírus no Brasil. “Não, não. Longe disso”, disse ele ao Estadão nesta sexta-feira, 28. Mandetta afastou ainda a possibilidade de falta de produtos para enfrentamento da doença. “A equipe do ministério vai organizar. A partir do momento em que o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), disse que não causa “desespero” a situação do novo coronavírus no Brasil. “Não, não. Longe disso”, disse ele ao Estadão nesta sexta-feira, 28.
Mandetta afastou ainda a possibilidade de falta de produtos para enfrentamento da doença. “A equipe do ministério vai organizar. A partir do momento em que o arsenal de insumos for pedido pelos médicos, vamos atender.”
O ministro afirmou que o governo trabalha com “ciência” e que seria “imaginação” traçar cenários sobre a gravidade da doença no País. “Imaginação perto de ciência não cabe. Agora é estudar, estudar e estudar. E responder com ciência, ciência e ciência.”
Mandetta disse que ainda é preciso verificar o comportamento do vírus no clima tropical para reagir. Até esta sexta-feira, o Brasil tinha um caso confirmado e 182 suspeitas. O próximo balanço será divulgado na segunda-feira, 2. “A gente tem de lidar com o comportamento do vírus, conforme ele vai se manifestar num país tropical. Vamos aguardar”, afirmou.
Para o ministro, apesar do alerta pela nova doença, há casos graves de infecções já conhecidas em alta, que devem ser observadas. “Eu comentei lá em São Paulo. Todos falando de novo coronavírus e, na véspera, uma criança havia morrido com sarampo, porque não havia sido vacinada”, declarou.
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou ontem (28) a primeira morte por sarampo de 2020. A vítima é uma criança da capital paulista.
Em 2020, até 8 de fevereiro, foram registradas duas mortes por sarampo e 338 casos da doença, segundo o Ministério da Saúde. A doença estava erradicada no Brasil, mas voltou a circular com força no último ano e a atingir crianças não vacinadas.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente tinha salário roubado pela mãe e diz ter usado cocaína pela 1ª vez para cometer o crime
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
Últimas Notícias
VÍDEO: Mulher é atropelada enquanto atravessa avenida na faixa de pedestre em Ivinhema
Vítima levou 15 pontos na região da cabeça e pés em decorrência do atropelamento
VÍDEO: Jaguatirica é flagrada ‘devorando’ sucuri-amarela em Miranda no Pantanal
O registro, divulgado nesta terça-feira (8), se torna uma cena nada comum para quem não é da região pantaneira
Tribunal arbitral proíbe que Paper Excellence transmita ações da Eldorado
Na arbitragem é analisado pedido da J&F para que o contrato de compra e venda de ações da Eldorado seja integralmente desfeito
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.