Congresso deve ter equilíbrio entre partidos
Além de retomar a Casa Branca, os democratas foram às urnas com a esperança de reconquistar o Senado, hoje de maioria republicana, mas a expectativa diminuiu quando a apuração começou – o controle da Casa é importante para a governabilidade Por outro lado, o partido manteve sua maioria na Câmara dos Deputados. Projeção do jornal […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Além de retomar a Casa Branca, os democratas foram às urnas com a esperança de reconquistar o Senado, hoje de maioria republicana, mas a expectativa diminuiu quando a apuração começou – o controle da Casa é importante para a governabilidade Por outro lado, o partido manteve sua maioria na Câmara dos Deputados.
Projeção do jornal The New York Times apontava nesta quarta, 4, que os democratas tinham 47 senadores assegurados, exatamente o mesmo número de antes da eleição – na verdade, dois são independentes, mas votam com a bancada do partido. Já os republicanos aparecem com 48 garantidos, mas levam vantagem na disputa de vagas consideradas em aberto. Há Estados que devem demorar mais tempo para apurar os votos, por causa da grande quantidade de cédulas enviadas pelo correio antecipadamente.
Dança das cadeiras
Entre as vagas mais disputadas, segundo as projeções, os democratas só conseguiram conquistar duas – uma no Colorado e outra no Arizona. Por sua vez, os republicanos tomaram o Alabama e reelegeram senadores em outros Estados, contrariando pesquisas que anteviam que o vínculo político com Trump poderia prejudicar quem estivesse na cédula ao lado dele.
Os republicanos mantiveram o controle em Kentucky, onde o líder do Senado, Mitch McConnell, venceu com facilidade. No Texas e em Montana, os republicanos também triunfaram. A maioria obtida pode criar embaraços para um governo democrata, em caso de vitória de Joe Biden. O Senado tem cem assentos e obter a maioria significa, na prática, conseguir manobrar a pauta e ter facilitada a indicação para cargos em tribunais e também no alto escalão do governo.
Câmara
Em contrapartida, os democratas mantiveram a maioria na Câmara dos Deputados. Dessa forma, Nancy Pelosi, uma das principais opositoras de Trump, deve continuar como presidente da Casa pelos próximos dois anos – período de mandato de um deputado americano.
A democrata Alexandria Ocasio-Cortez também foi reeleita. Integrante da ala mais progressista do partido, ela marcou o noticiário dos últimos dois anos com suas intervenções no Congresso e também com o manejo das redes sociais. Os democratas já fizeram 203 deputados. Os republicanos, 188. A maioria é formada por 213 deputados – e deve ser alcançada com o decorrer da apuração.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.