Cinco pessoas morreram nesta quarta-feira, 1º, atingidas por tromba d’água em cachoeira no município de Guapé, na região sul de Minas Gerais, a 340 quilômetros da capital. O número de mortos foi confirmado pela do Estado. As buscas seguiam na região até o início da noite desta quarta. A ainda não tem informações sobre possíveis banhistas ilhados ou desaparecidos.

As mortes ocorreram no Parque Ecológico do Paredão, distante quinze quilômetros da centro de Guapé, destino muito procurado em feriados e durante o período de férias. Vídeos na mostram um grande volume de água descendo sobre as pedras da cachoeira e de visitantes deixando o local.

Os corpos das cinco vítimas já foram localizados, segundo informações do tenente-coronel Flávio Godinho, coordenador-adjunto da Defesa Civil em Minas. Um, no entanto, foi visualizado, mas, por estar em local de difícil acesso, ainda não foi retirado.

A chamada tromba d’água, ou cabeça d’água, ocorre quando chove forte na parte superior do curso d’água em que se encontra a cachoeira. O volume do rio ou córrego sobe, na maioria das vezes, abruptamente, e atinge banhistas, que, geralmente, são pegos de surpresa.